A Revista Sensos-e é uma publicação do InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
É uma revista Multimédia de Investigação em Educação, em formato eletrónico e em linha (on line).
Publica trabalhos com as seguintes características: Trabalhos de investigação e ou inovação/desenvolvimento/intervenção no âmbito da Educação, em sentido amplo, em áreas e âmbitos diversificados, designadamente em temáticas como artes visuais, ciências da educação, ciências físicas, ciências da vida, ciências do ambiente, ciências da linguagem e da literatura, desporto, educação especial, estudos culturais, estudos sociais, línguas estrangeiras, matemática, música, psicologia, supervisão, tecnologias da informação, comunicação, multimédia.
Trabalhos que tirem partido das potencialidades de uma publicação em versão digital em linha, pela utilização de recursos como multimédia, cor e hipertexto e pelas possibilidades de interação dinâmica e edição colaborativa.
ISSN 2183-1432
Diretor de Produção Multimédia: Armando Silva | Diretora Editorial: Ana Bertão
Indexada em: CAPES/QUALIS (categoria ENSINO, A2 (2015))
Sensos-e Volume:
III
N:
2 (2016)
Editorial:
- Editorial J. Bernardino Lopes | Alexandre Pinto
Artigos:
- VISITA DE ESTUDO A UM JARDIM BOTÂNICO: UMA ABORDAGEM IBSE PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS INVESTIGATIVAS DOS ALUNOS Gonçalo Nuno Carreira Pereira, Helena Moita de Deus
- LA CESTERÍA COMO HERRAMIENTA DIDÁCTICA PARA LA COMPRENSIÓN DE CONCEPTOS GEOMETRICOS Lucinda Serra
- GESTÃO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS NATURAIS: ATIVIDADE DE CAMPO NO ÂMBITO DAS METAS CURRICULARES DO 8.º ANO Estefânia Ramos Pires, Celeste Romualdo Gomes, Isabel Abrantes , Alcides Castilho Pereira, Gina Pereira Correia
- UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A GEOMETRIA VETORIAL NO ENSINO MÉDIO Daniella Assemany
- TRANSPOSICIÓN DIDÁCTICA DEL MODELO ATÓMICO DE THOMSON Ramon Cid , Javier Folgoso-Novoa
- GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIO À CRIATIVIDADE Lina Fonseca, Elisabete Cunha
- PRÁTICAS INOVADORAS PARA A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR Helena Caldeira, Carla Machado, Doris Barradas dos Santos , Júlia Quadros
- A PESCA DO BACALHAU E DA SARDINHA COMO MODELO DE EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS ECOLÓGICOS E EVOLUTIVOS. Ynés Lemos Pires , Xana Sá-Pinto, Ana Paula Martins , Alexandre Pinto
- CIÊNCIA E LITERATURA – ARTICULAÇÃO ENTRE DUAS CULTURAS Antonio Fortuna, J. Bernardino Lopes
- O USO DAS APPLETS NA APRENDIZAGEM DAS POTÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA Ana Paula Gandra, Ana Paula Aires, Paula Catarino
- TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO NA APRENDIZAGEM DO TEMA CORRENTE ELÉTRICA E CIRCUITOS ELÉTRICOS Carla Silva, Monica Baptista
- INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA E SEU LUGAR PROBLEMATIZADOR DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE José Carlos da Silveira, Suzani Cassiani
- O USO DO SOFTWARE BR.OFFICE CALC NO ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS Carla Juliana Princival, Maria Ivete Basniak
- UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS ANTIGOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA José Jorge Teixeira , Lígia Teixeira , Armando A. Soares
Revisores Convidados:
Ana Afonso - Universidade do Minho
Ana Paula Aires – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Carla Morais - Universidade do Porto
Cecília Galvão - Universidade de Lisboa
Clara Vasconcelos - Universidade do Porto
Clara Viegas – Instituto Politécnico do Porto
Fátima Paixão – Instituto Politécnico de Castelo Branco
Floriano Viseu - Universidade do Minho
Helena Campos - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Isabel Malaquias - Universidade de Aveiro
Isabel Martins - Universidade de Aveiro
João Paiva – Universidade do Porto
Jorge Bonito – Universidade de Évora
Luís Dourado - Universidade do Minho
Maria Cecilia Costa - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Maria Teresa Blanco - Universidade de Santiago Compostela
Mónica Baptista - Universidade de Lisboa
Pedro Palhares – Universidade do Minho
Suzani Cassiani - Universidade Federal de Santa Catarina
Teresa Bettencourt - Universidade de Aveiro