Este número da revista Sensos-e está centrado no tema Relatos de Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologias.
Surge em articulação com a realização do Encontro Internacional: A voz dos professores de C&T (VPCT2016), que decorreu na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e esteve aberto a outras contribuições.
Todas as submissões foram sujeitas a um processo de revisão duplamente cego por, pelo menos, dois revisores da respectiva área científica. Depois deste processo, os manuscritos aceites foram revistos pelos respectivos autores para incorporar as sugestões feitas pelos revisores. Por fim, os artigos seleccionados para publicação neste número tiveram um processo de edição adicional.
Os catorze artigos aqui apresentados são contribuições de professores e investigadores em ensino de Matemática, de Ciências da Natureza, de Física e Química, Biologia e Ambiente ou contribuições em temas transversais de da educação científica. Os autores são oriundos do Brasil, Espanha e Portugal.
A investigação das práticas de ensino de C&T é uma importante área de trabalho da investigação em educação inserida numa linha de trabalho designada internacionalmente de Investigação em Ensino de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Os artigos deste número enfatizam, em particular, relatos de práticas em educação científica constituindo-se um importante contributo para esta linha de investigação relevante quer para a comunidade de investigadores e sobretudo para os profissionais da educação científica.
A Sensos-e pretende assim, com este número, contribuir para uma sociedade dotada de literacia científica e tecnológica colocando em diálogo diversos atores relevantes nesta área e divulgando o seu trabalho.
Esperamos que, tal como aconteceu no VPCT2016, a publicação destes artigos na Sensos-e possa alcançar um público heterogéneo de professores, educadores e investigadores, mas mais vasto, interessados em dinamizar a sua ação para a melhoria da literacia científica e tecnológica das gerações futuras, num diálogo permanente e frutífero entre a investigação e a prática educativa.
Aproveitamos, finalmente, para agradecer aos membros do Conselho Editorial da Sensos-e e ao grupo de especialistas que aceitaram rever estes trabalhos.