Special Education teacher’s practices: Another view
Author: Susana Marinho | Afiliation: Universidade Fernando Pessoa |
Author: Maria Concepción Mirassol | Afiliation: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos |
Discussing the usual performances that have guided the practice of Special Education teachers, the goal of the study was to provide a basis for reflection about their action fields, by conducting focus groups with teachers and administrators, before and after the development of an awareness project, in a qualitative research approach. The results obtained after the intervention indicate a change in the perceptions about the representation given, regarding specialized teaching, before the implementation of the project, having been valued practices of broader sensitization and mobilization of the educational community.
Keywords: Inclusion, Special Education, educational practices
Special Education teacher’s practices: Another view
Author: Susana Marinho | Afiliation: Universidade Fernando Pessoa |
Author: Maria Concepción Mirassol | Afiliation: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos |
References
Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação Especial – EADSNE (2012). Perfil de Professores Inclusivos. Odense: EADSNE.
Ainscow, M. (1998). Necessidades especiais na sala de aula: um guia para a formação de professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional – Edições UNESCO.
Almeida, L. S., & Freire, T. (2007). Metodologia de investigação em Psicologia e Educação (4ª ed). Braga: Psiquilibrios.
Boggino, N,. & Rosekrans, K. (2007). Investigación-acción: reflexión crítica sobre la práctica educativa. Orientaciones prácticas y experiencias. Sevilha: Eduforma.
Bolieiro, S. F. M. (2012). A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais na Região Autónoma dos Açores – Atitudes e dificuldades de professores do ensino regular e da educação (Dissertação de Mestrado não publicada). Disponível em http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3621/1/Atitudes%20e%20Dificuldades%20em%20Rela%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20Inclus%C3%A3o.pdf
Cardoso, C. A. (2011). As perceções dos professores face às Dificuldades de Aprendizagem Específicas: Que práticas face à Discalculia (Dissertação de Mestrado não publicada). Disponível em http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1483/tese_carlos_cardoso_protegida.pdf?sequence=1″>http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1483/tese_carlos_cardoso_protegida.pdf?sequence=1
Colling, A. P., & Sganzerla, M. A. (2013). Reflexões de professores sobre Educação Inclusiva. In L. Lima-Rodrigues & D. Rodrigues, (Orgs.). Atas do III Congresso Internacional “Educação Inclusiva e Equidade” (pp. 125-140). Disponível em http://congressopinandee2013.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/doc3-textoscompletos1-parteii-p1a799.pdf
Correia, L. M. (2008). Inclusão e necessidades educativas especiais – Um guia para educadores e professores. 2ª Edição. Porto: Porto Editora.
Faria, M. F. (2011). Uma escola para todos. Perceções/expetativas do professor do ensino regular, face ao perfil e trabalho do professor de Educação Especial (Dissertação de Mestrado não publicada). Disponível em http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/11954″>http://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/11954
Formosinho, J., & Niza, S. (2002). Anexo à recomendação sobre iniciação à prática profissional nos cursos de formação inicial de professores. In INAFOP (Ed.), Recomendação sobre a componente de prática profissional dos cursos de formação inicial de professores (pp. 9-25). Lisboa: Ministério da Educação.
González, M.C. (2003). Educação Inclusiva: uma escola para todos. In L. Correia (Org.), educação especial e inclusão – Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo (pp. 57-72). Porto: Porto Editora.
Kronberg, R. M. (2003). A inclusão em escolas e classes regulares. A educação especial nos Estados Unidos: Do passado ao presente. In L. Correia (Org.), Educação especial e inclusão – quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo (pp. 41-56). Porto: Porto Editora.
Krueger, R. A., & Casey, M. A. (2000). Focus groups – A practical guide for applied research. (3ª ed). California: Sage Publications.
Krueger, R. A. (1991). El grupo de discusión: Guía práctica para la investigación aplicada. Madrid: Pirámide.
Latorre, A. (2003). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona: Graó.
Mazzota, M. J. (1993). Trabalho docente e formação de professores de educação especial. São Paulo: E.P.U.
Mittler, P. (2003). Educação inclusiva – Contextos sociais. Porto Alegre: Artmed.
Morgado, J. (2003). Os desafios da educação inclusiva – fazer as coisas certas ou fazer certas as coisas. In L. Correia (Org.), Educação especial e inclusão – Quem disser que uma sobrevive sem a outra não está no seu perfeito juízo (pp. 73-88). Porto: Porto Editora.
Morgado, J. (2010). Educação Inclusiva – é preciso insistir. Educação Inclusiva, 1 (2), 24-25.
Nogueira, J., & Neves, H. (2011). Entrevista a Mel Ainscow: Ser incluído é muito importante e necessário para desenvolver o sistema escolar, onde cada criança é valorizada pela contribuição que pode dar. Educação Inclusiva, 2(2), 4-7.
Pinheiro, I. (2001). As atitudes dos professores do 2ºciclo do ensino básico das escolas do CAE – Tâmega face à inclusão de alunos com deficiência (Dissertação de Mestrado não publicada). Disponível em http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/9995
Pires, R. & Rodrigues, D. (2011). Ser professor de Educação Especial: Um olhar sobre o perfil e práticas profissionais. Educação Inclusiva, 2(1), 7-12.
Rebelo, M. C. (2011). Concepções e práticas de professores do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico face à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais (Dissertação Mestrado não publicada). Disponível em http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/122/1/ Concep%C3%A7%C3%B5es%20e%20pr%C3%A1ticas%20de%20professores%20do%202%C2%BA%20e%203%C2%BA%20ciclo%20do%20Ensino%20B%C3%A1sico.pdf
Rodrigues, D. (2013, 17 de setembro). Opinião – Necessidades Educativas Especiais: Um mundo numa frase. Público Online. Disponível em href=”http://www.publico.pt/sociedade/noticia/necessidades-educativas-especiais-um-mundo-numa-frase-1606065″>http://www.publico.pt/sociedade/noticia/necessidades-educativas-especiais-um-mundo-numa-frase-1606065
Sanches, I. (2011). Do ‘aprender para fazer’ ao ‘aprender fazendo’: as práticas de Educação inclusiva na escola. Revista Lusófona de Educação, 19, 135-156. Disponível em http://revistas.ulusofona.pt/index.php/ rleducacao/article/viewFile/2846/ 2163
Sanches, I., & Teodoro, A. (2007). Procurando indicadores de educação inclusiva: as práticas dos professores de apoio educativo. Revista Portuguesa de Educação, 20(2), 105-149. Disponível em href=”http://www.scielo.oces.%20mctes.pt/scielo.php?pid=S0871-91872007000200005&”>http://www.scielo.oces. mctes.pt/scielo.php?pid=S0871-91872007000200005&script= sci_arttext
Silva, A. (2011). A articulação pedagógica do Professor do Ensino Regular com o Professor de Educação Especial para a inclusão dos alunos com NEE. PROFFORMA, 3, 1-4. Disponível em http://cefopna.edu.pt/ revista/revista03/pdf03/es0803.pdf
UNESCO (1994). Declaração de Salamanca e enquadramento da ação na área das necessidades educativas especiais. Disponível em href=”http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf”>http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001393/139394por.pdf
Vieira, A. B. (2013). As contribuições da escola na articulação dos serviços de apoio especializado no currículo escolar na qualificação do processo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência no ensino fundamental. In L. Lima-Rodrigues & D. Rodrigues, (Orgs.). Atas do III Congresso Internacional Educação Inclusiva e Equidade (pp. 37-53). Disponível em http://congressopinandee2013.weebly.com/uploads/1/6/4/%206/”>http://congressopinandee2013.weebly.com/uploads/1/6/4/ 6/16461788/doc3-textoscompletos1-parteii-pp1a799.pdf
Vygotsky, L. S. (1997). Acerca de la psicología y la pedagogía de la defectividad infantil. In L. S. Vygotsky, Obras Escogidas V: Fundamentos de defectología (pp. 73-95). Madrid: Visor.