Regulamento

SENSOS-e

Regulamento

I – Identificação e Missão

  1. A Sensos-e é uma publicação do inED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.
  2. É uma revista multimédia, em formato eletrónico e em linha (online).
  3. Publica trabalhos com as seguintes características:
    1. Trabalhos de investigação / inovação/desenvolvimento /intervenção no âmbito da Educação, em sentido amplo, designadamente em temáticas como artes visuais, ciências da educação, ciências físicas, ciências da vida, ciências do ambiente, ciências da linguagem e da literatura, desporto, educação especial, estudos culturais, estudos sociais, línguas estrangeiras, matemática, música, psicologia, supervisão, tecnologias da informação, comunicação e multimédia;
    2. Trabalhos que tirem partido das potencialidades de uma publicação em versão digital em linha, pela utilização de recursos como multimédia, cor e hipertexto e pelas possibilidades de interação dinâmica.

II – Plano Editorial

  1. A revista publica:
    1. Artigos aceites em processo de arbitragem, que constituem o foco da revista;
    2. Artigos convidados pelo/a Diretor/a Editorial (a seguir referido como o Diretor Editorial) ou pelos/as Editores/as (a seguir referidos como os Editores);
    3. Entrevistas e outros conteúdos, por iniciativa do Diretor Editorial ou dos Editores.
  2. A arbitragem é da responsabilidade do Conselho Editorial, tendo em conta o referido em III-2.
  3. É garantido duplo anonimato no processo de arbitragem.
  4. A Revista publica artigos nas seguintes línguas: português, inglês, galego, castelhano e francês.
  5. O documento de Instruções para Submissão de Artigos constitui anexo a este Regulamento.
  6. O Modelo a usar na arbitragem constitui anexo a este Regulamento.
  7. A edição dos trabalhos é efetuada em linha pelos/as autores/as, de acordo com o documento Instruções para Submissão de Artigos e o demais estabelecido neste Regulamento.
  8. Os artigos são organizados em Volumes, numerados sequencialmente, cada um correspondendo a um ano civil, podendo cada Volume ser organizado em Números, também numerados sequencialmente.
  9. A cada Volume ou Número o Diretor Editorial associará um Editorial, publicado em português e em inglês, redigido pela própria ou por personalidade por si convidada.

III – Órgãos e funcionamento

  1. Os órgãos de governo da Revista Sensos-e são:
    1. O Diretor Editorial, que é nomeado pela Comissão Científica do inED;
    2. O Diretor de Produção Multimédia, que é nomeado pela Comissão Científica do inED;
    3. O Conselho Editorial, composto por investigadores/as nacionais e estrangeiros/as de reconhecido mérito, exteriores ao Instituto Politécnico do Porto, convidados pelo Diretor Editorial, por sua iniciativa ou sob proposta da Comissão Científica do inED.
  2. Podem ser nomeados Editores para um Volume, Número ou período de tempo, sendo a nomeação efetuada pelo Diretor Editorial, ouvida a Comissão Científica do inED.
  3. É da responsabilidade do Conselho Editorial a arbitragem relativa aos artigos submetidos, sendo a revisão efetuada pelos seus membros ou por personalidades por si convidadas que serão identificadas como Revisores/as Convidados/as para um Volume, Número ou período de tempo.
  4. Cabe ao Diretor Editorial ou, se aplicável, aos Editores:
    1. Efetuar chamadas de artigos (“call for papers”);
    2. Receber os artigos submetidos e diligenciar junto do Conselho Editorial para que este proceda à sua arbitragem;
    3. Providenciar, em conjunto com o Diretor de Produção Multimédia, o demais necessário para a atualização da revista e o bom funcionamento dos trabalhos.
  5. Cabe ao Diretor de Produção Multimédia:
    1. Garantir a implementação multimédia e a disponibilização em linha da revista, podendo ser coadjuvado por um/a designer multimédia, nomeado/a pela Comissão Científica do inED sob proposta sua;
    2. Providenciar o demais necessário para a atualização da revista e o bom funcionamento dos trabalhos.