Sensos-e Vol: 0  ISSN 2183-1432

Editorial

Com o presente editorial, iniciamos a Sensos-e (Sensos eletrónica), a Revista Multimédia de Investigação em Educação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESEIPP).

No atual contexto nacional e internacional, os repositórios digitais institucionais e as revistas online de acesso livre têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante na visibilização da investigação científica. A Sensos-e é uma revista de acesso livre, por desejarmos que seja acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer momento.

Existem atualmente revistas científicas online cujas publicações são em formato vídeo para comunicar a dimensão experimental da investigação. Os sites de algumas revistas de renome conjugam o formato tradicional dos artigos com diferentes elementos do multimédia. Outras revistas online, do domínio da informática na educação por exemplo, criaram até “artigos executáveis”, ou seja artigos que permitem executar o código de aplicações informáticas, reproduzindo desta forma os resultados computacionais que estão a apresentar. A estrutura multimédia, e hipermédia, da Sensos-e enquadra-se neste reconhecimento crescente de que os formatos como o vídeo, a fotografia e o som são cada vez mais necessários para comunicar a atual investigação científica, não apenas porque o multimédia é, cada vez mais, parte da própria metodologia de investigação e dos seus objetos epistémicos, mas também porque estes meios permitem dar voz aos, e às, participantes da investigação em educação, facilitando a integração de dimensões multissensoriais, emocionais e performativas da comunicação científica. Sublinha-se que, na Sensos-e, os artigos são construídos online pelos/as próprios/as autores/as.

O número zero é um número de caráter exploratório que visa dar início à Sensos-e, ilustrando algumas das suas potencialidades. Resulta de uma chamada de trabalhos interna à ESEIPP e reúne um conjunto de artigos de diversas áreas de conhecimento, no âmbito da Educação. Tais artigos poderão vir a ser submetidos à revisão cega por pares e publicados em posteriores números da revista em apreço. Alguns dos referidos artigos relatam investigações que usaram tecnologias da informação e da comunicação, nomeadamente multimédia. Em conformidade com os objetivos definidos para o número zero da Sensos-e, todos utilizam a comunicação multimédia e/ou o hipertexto para melhorar a transmissão do processo e dos resultados das investigações realizadas.

Autor: Maria João Silva - Diretora Editorial