Sensos-e Vol: III Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=12237

O USO DO SOFTWARE BR.OFFICE CALC NO ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

Auteur: Carla Juliana Princival Affiliation: Nenhuma
Auteur: Maria Ivete Basniak Affiliation: Universidade Estadual do Paraná - campus de União da Vitória

Resume: Neste trabalho compartilhamos uma experiência de ensino desenvolvida no Brasil, em aulas de Matemática, esta é resultado do desenvolvimento de uma tarefa que utiliza tecnologias digitais, mais especificamente o software Br.Office Calc, para o ensino de funções quadráticas. Inicialmente, apresentamos algumas considerações sobre as tecnologias digitais, versando sobre as vantagens do uso adequado destes recursos no ensino e aprendizagem da Matemática. Em seguida, discutimos a tarefa e o relato de experiência da aplicação, relatando o desenvolvimento desta tarefa com o uso de tecnologias digitais no ensino da Matemática. Destacamos ao longo do trabalho observações, obtidas por meio da aplicação da tarefa proposta, que vislumbramos quanto ao uso das tecnologias digitais para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Também relatamos reações dos alunos frente à realização das tarefas propostas, assim, frente aos resultados positivos obtidos com a utilização dos recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem da Matemática, acreditamos ser imperativa a realização de investimentos que incentivem o professor a buscar, renovar e aperfeiçoar sua prática, com a inserção das tecnologias digitais, possibilitando aulas mais dinâmicas, nas quais os alunos possam exercer papel ativo frente à aprendizagem da Matemática.
Mots-Cles: Tecnologias Digitais, Ensino da Matemática, Funções Quadráticas.

Abstract: In this work we share a teaching experience developed in Brazil, in Mathematics classes, this is the result of the development of a task that uses digital technologies, more specifically the software Br.Office Calc, for the teaching of quadratic functions. Initially, we present some considerations about the digital technologies, regarding the advantages of the adequate use of these resources in the teaching and learning of Mathematics. Next, we discuss the task and the application experience report, reporting the development of this task with the use of digital technologies in the teaching of Mathematics. Throughout the work, we highlight the observations obtained through the application of the proposed task, which we envisage regarding the use of digital technologies for the teaching and learning of Mathematics. We also report reactions of the students to the accomplishment of the proposed tasks, so, in light of the positive results obtained with the use of technological resources in Mathematics teaching and learning, we believe that it is imperative to make investments that encourage the teacher to seek, renew and perfect Its practice, with the insertion of digital technologies, enabling more dynamic classes in which students can play an active role in the learning of Mathematics.
Keywords: Digital Technologies, Teaching Mathematics, Quadratic Functions.

O USO DO SOFTWARE BR.OFFICE CALC NO ENSINO DE FUNÇÕES QUADRÁTICAS

Auteur: Carla Juliana Princival Affiliation: Nenhuma
Auteur: Maria Ivete Basniak Affiliation: Universidade Estadual do Paraná - campus de União da Vitória

Désolé, cet article est seulement disponible en Português.



Références


BOVO, A. A.(2004). Formação Continuada de Professores de Matemática para o Uso de Informática na Escola: Tensões entre propostas e implementações. (Dissertação de mestrado). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

 

BRANDT, S. T. J.; MONTORFANO, C. O Software GeoGebra como Alternativa no Ensino da Geometria emum Mini Curso para Professores. In: PLANO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL. Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/329-4.pdf>. (Acesso em: 4 jul. 2012).

 

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M.(1998). A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. In: IV Congresso RIBIE. Brasília.Anais Eletrônicos. Disponível em: <http://lsm.dei.uc.pt/ribie/docfiles/txt200342413933117.PDF>. (Acesso em: 5 jul. 2012).

 

MARQUES, A. C.; CAETANO, J. da S. (2002). Utilização da informática na sala de aula. In: Mercado, L. P. L. (Org.). Novas Tecnologias na Educação: Reflexões sobre a Prática. Maceió: EDUFAL.

 

MISKULIN, R. G. S. (2010). As potencialidades didáticos-pedagógicas de um laboratório em educação matemática mediado pelas TICs na formação de professores. In: Lorenzato, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas: Autores Associados.

 

ROSA, R. R. da; VIALI, L.(2008). Utilizando Recursos Computacionais (Planilha) na Compreensão dos Números Racionais. Bolema, 31, 183-207. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ bolema/article/view/2110/1835>. (Acesso em: 28 jun. 2012).

 

VALENTE, J. A. (1997). O Uso Inteligente do Computador na Educação. Pátio – revista pedagógica, Campinas p. 19-21. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_E_TECNOLOGIA/USOINTELIGENTE.PDF>. (Acesso em: 5 jul. 2012).