Sensos-e Vol: III Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=12286

GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIO À CRIATIVIDADE

Autor: Lina Fonseca Afiliação: Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Autor: Elisabete Cunha Afiliação: Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Resumen: O objetivo deste texto é o de partilhar uma experiência na formação inicial de professores do EB. Atendendo às necessidades reveladas pelos estudantes, relativamente a dificuldades de conhecimento de conteúdo geométrico, atitudes pouco positivas relativamente à geometria e pouca motivação, para os ajudar a desenvolver a criatividade e a enfrentar as dificuldades decidiu-se propor um projeto de grupo. O projeto desafiava-os a aplicar conhecimentos geométricos, ser criativos, ouvir os colegas, definir objetivos e trabalhar em grupo. Os estudantes desenvolveram os seus conhecimentos geométricos, apresentaram propostas originais e de qualidade e revelaram-se mais motivados para a geometria.
Palabras-Chave: Geometria, Formação Inicial de Professores, Projeto, Criatividade.

Abstract: The purpose of this paper is to share some ideas about an experiment in elementary teacher training. Trying to answer the needs of the pre-service teachers, to overcome negative attitudes towards geometry, to help them to develop creativity and soft skills was decided to challenge our students and present them a group task. This task should challenge and urge them to be creative, to listen to and to argue with their colleagues, to define goals, to make teamwork. Related to content knowledge, pre-service teachers developed their geometrical knowledge and revealed originality and flexibility in their proposals to group work.
Keywords: Geometry, Teacher training, Project, Creativity.

GEOMETRIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: DESAFIO À CRIATIVIDADE

Autor: Lina Fonseca Afiliação: Instituto Politécnico de Viana do Castelo
Autor: Elisabete Cunha Afiliação: Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.



Referencias


Blanco, L., & Barrantes, M. (2003). Concepciones de los estudiantes para maestro en España sobre la geometría escolar y su enseñanza-aprendizaje. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 6(2), 107-132.

Bush, S., Cox, R.  & Cook, K. (2016). A critical focus on the M in STEM. Teaching Children Mathematics, 23, 2, 110-114.

Eccles, J. S., Wigfield, A., & Schiefele,U. (1998). Motivation to succeed. In William Damon (Ed.), Handbook of child psychology (5th ed., pp. 1017-1095). New York: John Wiley and Sons.

Fonseca, L., & Cunha, E. (2012). Challenges of teacher education in geometry. In Di Paola, B. (Editor) & Díez-Palomar, J. (Guest Editor), Facilitating Access and a Participation: Mathematical Practices Inside and Outside the Classroom, Quaderni di Ricerca in Didattica (Mathematics), Issue 22, July 2012, G.R.I.M. (Department of Mathematics and Computer Science, University of Palermo, Italy), pp. 266-269.

http://math.unipa.it/~grim/quaderno22_suppl_1.htm

Maehr, M. L., & Meyer, H. A. (1997). Understanding motivation and schooling: Where we’ve been, where we are, and where we need to go. Educational Psychology Review, 9, 371-409.

Schleicher, A. (Ed.) (2012). Preparing Teachers on Developing School Leaders for the 21st Century: Lessons from around the World. OECD Publishing.

Yu, L., Nickerson, J., & Sakamoto, Y. (2012). Collective creativity: where we are and where we might go. Proceedings of Collective Intelligence, 2012 (CI, 2012), 18-20,  April. Consultado em 15 de fevereiro de 2013,

https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/1204/1204.3890.pdf

Vale, I., Pimentel, T., Cabrita, I., Barbosa, A. & Fonseca, L. (2012). Pattern problem solving tasks as a mean to foster creativity in mathematics. Tso, T. Y. (Ed), Opportunities to learn in mathematics education, Proceedings of the 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education,  vol. 4, pp. 171-178. Taipei, Taiwan: PME.