Artes Visuais para a Educação Infantil: Atividade Semipresencial na Formação de Professores
Author: Lígia de Assis Monteiro Fontana | Afiliation: Universidade Aberta de Portugal |
Author: Lilian de Assis Monteiro LIZARDO | Afiliation: Universidade Presbiteriana Mackenzie |
Keywords: mobile learning, digital classrooms, teacher training.
Artes Visuais para a Educação Infantil: Atividade Semipresencial na Formação de Professores
Author: Lígia de Assis Monteiro Fontana | Afiliation: Universidade Aberta de Portugal |
Author: Lilian de Assis Monteiro LIZARDO | Afiliation: Universidade Presbiteriana Mackenzie |
References
Behrens, M. A. (2013). Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In J. Moran, Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.
Belloni, M. L. (2009). ABC da Educação à distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Bento, M. C. (2013). Cavalcante R. S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, 4 (7).
Cetic.BR.(2016). Cresce o uso de internet pelo celular entre professores de escola publicas e particulares. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://cetic.br/noticia/cresce-o-uso-de-internet-pelo-celular-entre-professores-de-escolas-publicas-e-particulares/.
Fava,R. (2014). Educação 3.0. São Paulo: Editora Saraiva.
Filatro, A. Piconez, S. C. B. (2016). Design instrucional contextualizado. In: 11º Congresso Internacional de Associação Brasileira de Educação a distância da ABED, Salvador: Bahia, 2004. Anais eletrônicos, Abed: 2004. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf.
Hargittai, e Hinnant, A. (2016). Digital Inequality Differences in Young Adults’ Use of the Internet. Communication Research Volume 35 Number 5 October 2008. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://www.eszter.com/research/pubs/A25.Hargittai.Hinnant-DigitalInequality.pdf.
Kenski, V. M. (2007). Educação e novas tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: SP. Papirus.
Lakatos, M., & Marconi, M. (2010). Fundamentos de metodologia cientifica. São Paulo: Atlas.
Lévy, P. (2009). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
Marques, J. A. (2016). Usos e apropriações da internet por crianças e adolescentes: análise comparativa das duas ondas da pesquisa tic kids online Brasil. IN: TIC Kids Online Brasil; Survey on internet use by children in Brazil: ICT Kids online Brazil. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://www.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/EUKidsIV/PDF/TIC-Kids-2014-livro-eletronico.pdf .
Martins, M., Picosque, G, & Guerra, M.(2010). Teoria e pratica no ensino da arte. São Paulo: FTD.
Moran, J. M. (2013). Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In J. Moran, Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.
Paloff, R., & Pratt, K. (2002).Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line.Porto Alegre: Artmed.
Paloff, R., & Pratt, K. (2004).O Aluno Virtual – Um Guia para Trabalhar com Estudantes On-line. Porto Alegre, Artmed..
Peirce, C. S. (2005). Semiotica. São Paulo: Perspectiva.