Ambiente e desenvolvimento sustentável: Educação para a ética e cidadania

Gisela M. Oliveira, António Barreto Archer

Resumo


RESUMO

O desenvolvimento sustentável exige a participação informada dos cidadãos e uma educação para a responsabilidade social. Pode falar-se numa trilogia de sentidos: técnico, ético e jurídico-político. O desenvolvimento sustentável começa por ser um critério técnico para avaliação das várias possibilidades que a evolução científica e tecnológica coloca ao mundo atual. Mas é também critério de valoração ética, assente numa ideia de solidariedade entre gerações, pelo que surge, no plano jurídico-político, como um princípio que tem como finalidade a
prossecução do bem comum, através de uma justa distribuição da riqueza e da preservação de recursos essenciais para o futuro da humanidade.

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável; ambiente; cidadania; ética ambiental; educação ambiental


ABSTRACT

Sustainable development requires participation of informed citizens and
education for social responsibility. There is a trilogy of senses: technical, ethical and legal-political. Sustainable development starts to be a technical criterion for evaluation of the various possibilities that scientific and technological evolution brings to the modern world. In addition, it is an ethical evaluation criterion, supported on the idea of intergenerational solidarity, and in the legal-political plan is a principle that aims the continuation of common good, through a fair distribution of wealth and the preservation of essential resources for the future of humanity.

Keywords: Environment; sustainable development; citizenship; environmental ethics; environmental education


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