Sensos-e Vol: II Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9489

Tablets na educação infantil

Autor: Lilian Debora de Oliveira Barros Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Francisco Luiz dos Santos Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Rafael Pereira de Lira Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Marizete Santos Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumen: Neste artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com crianças de 2 a 7 anos em ambiente escolar, na qual se buscava analisar as influências de softwares desenvolvidos para Tablets. Inicialmente apresentamos algumas considerações sobre o ensino infantil, direcionando o nosso olhar para o uso dos tablets nas escolas. A análise de alguns dos softwares utilizados em nossa pesquisa de campo e no relato de resultados obtidos é o que apresentamos neste trabalho. Embora a atividade de campo tenha sido realizada com alunos em condições ideais, observamos que alguns deles, mesmo sem o uso cotidiano desse recurso, tiveram um bom desempenho no desenvolvimento das atividades propostas. Consideramos que tal resultado se deve ao fato desses alunos terem vivenciados as atividades utilizando um recurso diferenciado e motivador.
Palabras-Chave: tablets, softwares, escola regular, ensino infantil

Abstract: In this paper, we present some results of a study of children 2-7 years in school environment in which it sought to analyze the influences of software designed for Tablets. First, we present some considerations on child education and we direct our gaze to the use of tablets in schools. The analysis of some of the software used on our field research and results bring to the fore in this work. In the analysis, seek evidence of the influence software of tablets as an innovative teaching resource. Although field activity was conducted with students in ideal conditions, we can infer that some of them even without the quotidian use of this resource at home, performed well in the development of proposed activities, we believe that is because they have experienced activities using one different resource.
Keywords: tablets, software, school, kindergarten

Tablets na educação infantil

Autor: Lilian Debora de Oliveira Barros Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Francisco Luiz dos Santos Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Rafael Pereira de Lira Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco
Autor: Marizete Santos Afiliação: Universidade Federal Rural de Pernambuco

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.



Referencias


Antunes, C. (2003). Como desenvolver conteúdos explorando as inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes.

Arrais R. (2009, abril 04), Tablets superam notebooks em vendas pela primeira vez, IDC Releases. Recuperado em 22 de abril, 2014, de http://br.idclatin.com/

Bauman, Z. (2001). Modernidade líquida. (P. Dentzien, trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Obra original publicada 2000).

Berman, M. (1986). Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. (C. F. Moisés; A. M. L. Loriatti, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras. (Obra original publicada 1982).

Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais Brasília: MEC/SEF

Brasil. (2014). Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa TIC Kids Online 2013. Pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil. Recuperado em 04 de agosto, 2014, de http://www.cetic.br/pesquisa/kids-online/

Gadotti, Moacir. (2000), Perspectivas Atuais da Educação. São Paulo: Perspectivas

Gil, J. (2005). Sem título: Escritos sobre a arte e artistas. Lisboa: Relógio d’Água

Hora D. (2009, agosto 10), O hakeamento como prática artística, Com Ciência, nº 110. Recuperado em 15 de abril, 2014, de www.comciencia.br

Pernambuco. (2014) Assessoria de Comunicação. Programa Aluno Conectado é destaque no InovaEduca. Recuperado em 04 de agosto, 2014, de http://www.educacao.pe.gov.br/portal/ ?pag=1&cat=37&art=1777

Piaget, J. (1998). Seis Estudos de Psicologia. 23ª. edição, Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Obra original publicada 1967).

Pourtois, J; Desmet, H. (1999). A Educação pós-moderna. São Paulo: Loyola.