Sensos-e Vol: II Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9349

Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos

Autor: Sara Cruz Afiliação: PhD student at University of Minho
Autor: Jose Alberto Lencastre Afiliação: Lecturer and researcher at the University of Minho
Autor: Clara Coutinho Afiliação: Universidade do Minho

Resumen: A edição criativa de vídeos pelos próprios alunos pode contribuir para a construção colaborativa do conhecimento. O presente artigo apresenta resultados de um estudo exploratório que tentou perceber o potencial da edição de vídeo e interação com um ecrã público como forma de promover a reflexão sobre conceitos complexos e a construção colaborativa do conhecimento. Optamos por uma metodologia mista envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos através de um processo que compreendeu três etapas. Na primeira etapa procedeu-se à recolha de conceitos complexos junto de um grupo de professores das áreas CTEM. Na segunda promovemos a edição criativa de vídeos com alunos. Na terceira realizou-se a partilha dos vídeos num ecrã público localizado na escola. A análise dos dados permitiu perceber que a edição criativa de vídeos pelos próprios alunos motiva-os para trabalhar conceitos curriculares e que a compreensão destes conceitos é reforçada pelo seu envolvimento individual. Percebemos que a partilha de vídeos no ecrã público promoveu a curiosidade da comunidade escolar pelo conteúdo dos vídeos. Percebemos também que a reflexão dos professores em torno das dificuldades habitualmente encontradas nos alunos permitiu pensar nas causas e, sobretudo, em maneiras de ajudar o aluno a compreender os conceitos complexos.
Palabras-Chave: Edição criativa de vídeo, ecrãs públicos, conceitos complexos, aprendizagem

Abstract: There is evidence that video edition by the students can contribute to the collaborative knowledge building. This paper describes the results of an exploratory study on the potential of video edition and interaction with a public display as a way to promote thinking about threshold concepts and the collaborative construction of knowledge. We chose a mixed methods approach involving the collection of quantitative and qualitative data through a process that comprised three steps. The first step was the collection of threshold concepts with a group of teachers from STEM areas. In the second we promote creative video edition with students. In the third the sharing of videos on a public screen located within the school. Data analysis suggests that the creative video edition by the students motivates them to work together and that the understanding of threshold concepts is enhanced by their self-involvement. The sharing of videos on public display also promoted the curiosity of the school community regarding the content of the videos. The teachers' reflection on the difficulties usually found in theirs students, allowed to think about the causes and ways to help students understand complex concepts.
Keywords: Creative video edition, public displays, threshold concepts, learning

Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos

Autor: Sara Cruz Afiliação: PhD student at University of Minho
Autor: Jose Alberto Lencastre Afiliação: Lecturer and researcher at the University of Minho
Autor: Clara Coutinho Afiliação: Universidade do Minho

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.



Referencias


Adams, A., Rogers, Y., Coughlan, T., Van-der-Linden, J., Clough, G., Martin, E., & Collins, T. (2013). Teenager needs in technology enhanced learning. Workshop on Methods of Working with Teenagers in Interaction Design, CHI 2013, Paris, France. ACM Press.

Barradell, S., & Kennedy-Jones, M. (2013). Threshold concepts, student learning and curriculum: making connections between theory and practice. Innovations in Education and Teaching International, pp.1-10.

Bettentuit Junior, J. B., Lisbôa, E. S. & Coutinho, C. P. (2013). Percepção dos alunos sobre as potencialidades dos filmes e vídeos digitais na educação: uma experi~encia em dois cursos de licenciatura. Actas da VII Conferencia Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013, (pp.873-885). Centro de Competência TIC do IE-UM, Braga: Universidade do Minho.

Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: Porto.

Bull, P. E. (2013). Cognitive Constructivist Theory of Multimedia: Designing Teacher-Made Interactive Digital. Creative Education, 4(09), pp. 614-619.

Caetano, S. V. N., & Falkembach, G. A. M. (2007). YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote, 5(1).

Cruz, S., Lencastre, J. A., & Coutinho, C. (2015). Edição criativa de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos na escola: um estudo exploratório. In Tomé, Irene (coord.), Proceedings of the X International Symposium EUTIC 2014 The Role of ICT in the Design of Informational and Cognitive Processes (pp. 279-288). Lisbon: CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas / FCSH / Universidade Nova de Lisboa. ISBN 978-989-95846-2-4

Dias, P. (2001). Comunidades de Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa. Conselho Nacional de Educação (Org.), Actas do Seminário Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 85-94.

El-Mowafy, A. (2014). Using peer assessment of fieldwork to enhance students’ practical training. Assessment & Evaluation in Higher Education,39(2), pp.223-241.

Ferreira, M., & Oliveira, L. (2011). Autobiografia em vídeo: um estudo de caso com alunos do 6.º ano de escolaridade. Livro de Atas da Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2011 (pp. 859-870). Braga: Centro de Competência Nónio Séc. XXI da Universidade do Minho.

Franzoni, A., Ceballos, C., & Rubio, E. (2013, July). Interactive Video enhanced learning-teaching process for digital native students. In Advanced Learning Technologies (ICALT), 2013 IEEE 13th International Conference. pp. 270-271. IEEE.

Greenberg, A. D., Zanetis, J. (2012). The Impact of Broadcast and Streaming Video in Education, Report commissioned by Cisco Systems Inc. to Wainhouse Research, LLC. http://www.cisco.com/web/strategy/docs/education/ciscovideowp.pdf, March 2015.

Heitink, M., Fisser, P., McKenney, S., 2012. Learning Literacy and Content Through Video Activities in Primary Education. In P. Resta (Ed.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012. pp. 1363-1369. Chesapeake, VA: AACE.

Jordan, L. (2012) Video for peer feedback and reflection: embedding mainstream engagement into learning and teaching practice, Research in Learning Technology, vol. 20, 16-25.

Kearney, M., & Schuck, S. (2006). Spotlight on authentic learning: Student developed digital video projects. Australasian Journal of Educational Technology22(2).

Khalid, A., Muhammad, K., 2012. The use of YouTube in teaching English literature: the case of Al-Majma’ah Community College, Al-Majma’ah University (case study). International Journal of Linguistics, 4 (4), pp.525-551.

Lencastre, J. A., Coutinho, C., Casal, J., & José, R. (2014). Pedagogical and organizational concerns for the deployment of interactive public displays at schools. In Álvaro Rocha, Ana Maria Correia, Felix B. Tan, & Karl A. Stroetmannet (eds.), New Perspectives in Information Systems an Technologies, Volume 2, Advances in Intelligent Systems and Computing Volume 276. pp.429-438.

Loertscher, J., Green, D., Lewis, J. E., Lin, S., & Minderhout, V. (2014). Identification of Threshold Concepts for Biochemistry. CBE-Life Sciences Education, 13(3), pp. 516-528.

Matzat, U., & Vrieling, E. M. (2015). Self-regulated learning and social media–a ‘natural alliance’? Evidence on students’ self-regulation of learning, social media use, and student–teacher relationship. Learning, Media and Technology, pp. 1-27.

Menezes, C. S., Silva, M. S., & Faleiros, M. H. V. (2012). O Valor do Estímulo Visual no Ensino-Aprendizagem de Crianças. Revista Eletrônica de Letras, 5(1).

Sampaio, P., & Coutinho, C. (2012). Avaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem: um contributo para o estado da arte. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, pp. 39-55.

Silva, A. D., Faleiros, H. H., Shimizu, W. A. L., Nogueira, L. D. M., Nhãn, L. L., Silva, B. M. F. D., & Otuyama, P. M. (2012). Prevalência de quedas e de fatores associados em idosos segundo etnia. Ciênc. saúde coletiva, 17(8), pp. 2181-2190.

Schön, D. A. (1987).Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass. Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), pp.1-22.

Thang, S. M., Mahmud, N., & Tng, C. K. C. A. (2015). Digital Storytelling as an Innovative Approach to Enhance Learning Mandarin as a Second Language.Journal of e-Learning and Knowledge Society11(2).

Toci, V., Camizzi, L., Goracci, S., Borgi, R., De Santis, F., Coscia, L., & Pettenati, M. C. (2015). Designing, producing and exemplifying videos to support reflection and metacognition for in-service teachers training. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v.11, n.2, pp. 73-89.

Yin, R. (2005). Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman.

Vygotsky, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.

Zhao, L., Sun, C., Lv, H., & Sun, Z. (2014). Practice plans of and factors influencing graduating dental students in China. International dental journal64(5), pp. 233-240.