Sensos-e Vol: II Num: 1  ISSN 2183-1432

O GeoGebra no estudo das isometrias do plano

Autor: Nuno Miguel Pinto da Silva Afiliação: ESE/IPPorto
Autor: Darida Maria Fernandes Afiliação: ESE/IPPortoInvestigadora do inED

Resumen: O GeoGebra é uma aplicação que une um sistema de geometria dinâmico e um sistema de computação algébrica, permitindo trabalhar vários conteúdos matemáticos. Neste artigo, reflete-se sobre o impacto da utilização do GeoGebra, complementarmente ao uso de ferramentas mais tradicionais, como a régua e o compasso, no estudo do conteúdo isometrias do plano, no 6º ano de escolaridade. Para isso foram planificadas e operacionalizadas 12 aulas de 50 minutos ao longo de duas semanas e meia. Os dados foram recolhidos através de observação direta e participante e análise documental, adotando-se uma metodologia qualitativa e interpretativa, com preocupações de natureza quantificável, de modo a recolher o maior número possível de elementos sobre a aprendizagem das crianças. Os resultados obtidos sugerem que a complementaridade entre as ferramentas tradicionais e o GeoGebra produziram um impacto positivo no conhecimento matemático tornando a aprendizagem mais significativa no conteúdo sobre isometrias.
Palabras-Chave: GeoGebra, isometria, simetria, motivação, aprendizagem significativa.

Abstract: The GeoGebra is an application that combines a dynamic geometry system and a computer algebra system, allowing you to work with a vast number of mathematical content. In this article, is reflected the impact of the use of GeoGebra, in addition to the use of more traditional tools such as ruler and compass, in the study of isometries content of the plan, in the 6th grade. For that, were planned and operated 12 50-minute lessons over two and a half weeks. Data were collected through direct observation, participant and document analysis, adopting a qualitative and interpretative methodology, with quantifiable nature concerns, to collect more elements to understand the learning of children. The results suggested that, the complementarity between traditional tools and GeoGebra had a positive impact on students' mathematic knowledge making the learner ship more meaningful specially in the content of isometry.
Keywords: GeoGebra, isometry, symmetry, motivation, meaningful learning.

O GeoGebra no estudo das isometrias do plano

Autor: Nuno Miguel Pinto da Silva Afiliação: ESE/IPPorto
Autor: Darida Maria Fernandes Afiliação: ESE/IPPortoInvestigadora do inED

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.

Referencias

Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.

Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, L., & Oliveira, P. (2011). Geometria e medida no ensino básico. Lisboa: ME-DGIDC.

Cannone, G. e Socas, M. M. (1998). Jogos educativos ADI e ADIBÚ no ensino e aprendizagem das matemáticas em Educação Primária. Seminário de Investigação em Educação Matemática, IX, (p. 165-190). Lisboa: APM.

Coelho, A. (2013). GeoGebra e iTALC numa abordagem criativa das isometrias. Universidade de Aveiro. Tese de Mestrado.

Fernandes, D. (1994). A folha de cálculo no 4.º ano de escolaridade. Estudo de uma turma. Braga: Universidade do Minho. Tese de Mestrado.

Fernandes, D. (2006). Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básico. Aveiro: Universidade de Aveiro. Tese de Doutoramento.

Fey, J. T, (Ed.) (1984). Computing and Mathematics. Reston, E.U.A.: NCTM.

Gaspar, J. M. P & Cabrita, I. (2014). GeoGebra e ferramentas tradicionais – Uma conjugação favorável à apropriação das isometrias. Seminário de Investigação em Educação Matemática, XXV, (p. 169-190). Braga: APM.

Laborde, C. (2000). Why technology is indispensable today in the teaching and learning of mathematics. Acedido em 21 de fevereiro 2015 em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.139.8182&rep=rep1&type=pdf

Mendes, E. (1998). Características e potencialidades educativas das actividades de investigação. Seminário de Investigação em Educação Matemática, IX, (p. 135-164). Lisboa: APM.

National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM e IIE (tradução portuguesa de Curriculum and evaluation standards for school mathematics, 1989).

National Council of Teachers of Mathematics. (2000). Principles and Standards for School Mathematics. NCTM.

Oliveira, M. M. (2012). Utilização do GeoGebra no tópico Reflexão, Rotação e Translação – Um estudo no 6.º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal.

Ponte, J. P.; Nunes, F. e Veloso, E. (1991). Computadores no Ensino da Matemática. Uma colecção de estudos de caso. Lisboa: A.P.M. e Projecto MINERVA. DEFCUL.

Ponte, J. P. (1997). As Tecnologias e a Educação. Educação Hoje. Texto Editora.

Silva, A. (2002). Caraterísticas dos alunos quando se envolvem em software dinâmico de Matemática. Disponível a 20 de Outubro de 2013 em http://www.uv.es/aprengeom/archivos2/Silvao2.pdf.

Tall, D. (1994). Computer environments for the learning of mathematics. In Biehler, Rolf et al. (Eds.), Didactics of mathematics as scientific discipline, (p. 189-199). Dordrecht: Kluwer.

Veloso, E. (1987). O computador na aula de matemática. Lisboa: APM.

Veloso, E. (1998). Geometria: temas actuais. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.