Sensos-e Vol: I Num: 2  ISSN 2183-1432

Editorial

A Sensos-e é uma revista multimédia, em formato eletrónico, que publica trabalhos de investigação, inovação, desenvolvimento e/ou intervenção no âmbito da Educação. É uma revista muito jovem, sendo este o segundo número do primeiro volume.

O presente número da Sensos-e centra-se no tema Educação, Cidadania e Inclusão, tema que se revela prioritário, tendo em conta o momento histórico e a moldura socioeconómica do contexto europeu em que o nosso país se enquadra.

Foram submetidas para publicação nove propostas, provenientes de diversas comunidades de investigação e inovação, sete centradas no tema Educação, Cidadania e Inclusão e, como permitido pela Comissão Editorial, duas sobre outros temas da área da educação. Estes artigos foram enviados para revisão, com duplo anonimato, por elementos do Conselho Editorial ou, em casos específicos, por revisores/as com trabalho reconhecido na área científica em causa. Deste processo, resultou a aceitação de quatro artigos para publicação. São publicados, ainda, dois artigos apresentados mediante convite das editoras deste número.

O artigo “Sexualidades e diversidade na sociedade contemporânea”, de Ana Bertão, Maria João Silva, Ana Castro e Carla Lima, integra algumas das intervenções do Encontro Científico Sexualidades e Diversidade na Sociedade Contemporânea (realizado em junho de 2014, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto), que teve como principais objetivos aprofundar os conhecimentos sobre a sexualidade e refletir acerca das suas diferentes formas de expressão, promovendo a discussão e o debate entre investigadores/as da área e o público em geral.

Em “Práticas do docente de Educação Especial: Uma outra visão”, Maria Concepcion Alves Mirassol e Susana Marinho apresentam um estudo cujo objetivo foi perceber as ideias de educadores/as e de professores/as acerca das práticas do/a docente de educação especial, antes e após o desenvolvimento de um projeto denominado Sensibilizar para a Diferença. Os resultados indicaram uma mudança das perceções sobre a representação apresentada, em relação ao/à docente especializado/a, tendo sido valorizadas práticas mais abrangentes de sensibilização e de mobilização da comunidade educativa.

No artigo “Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais”, Carla Peixoto, Vera Coelho, Ana Isabel Pinto, Joana Cadima, Sílvia Barros e Manuela Pessanha apresentam um estudo que teve como principais objetivos descrever práticas de transição de bebés do contexto familiar para a creche e conhecer a perceção de profissionais, que desempenham funções em salas de creche para bebés, acerca da utilidade destas práticas. Este artigo apresenta algumas orientações para a atuação dos/das profissionais nesta área, sendo que os resultados obtidos ilustram as preocupações dos/das profissionais com iniciativas que promovem a adaptação de bebés e das suas famílias ao contexto de creche.

O artigo “Ensino de ciências utilizando simulações computacionais – estudo em contexto de formação de professores do ensino básico”, de António Barbot, José Alexandre Pinto, Clara Viegas, Carla Santos e J. Bernardino Lopes, tinha como objetivo estudar a influência da mediação do/a professor/a na promoção de práticas epistémicas dos/das alunos/as, em ambiente de sala de aula, centrando-se no trabalho desenvolvido por dois docentes, explorando a temática hidrodinâmica, no contexto da formação de professores do Ensino Básico. O estudo permitiu identificar e ilustrar alguns traços de mediação do professor, dependentes da sua intencionalidade, ao utilizar simulações computacionais, capazes de promover vários tipos de práticas epistémicas nos alunos.

Como referido, são publicados, neste número, dois artigos que foram apresentados mediante convite das organizadoras: (a) “A transição para a vida ativa de jovens adultos em situação de incapacidade: expectativas, concretizações/realidade e desafios” e (b) “’A Revelação’. Uma experiência de Teatro-Fórum no âmbito da educação e intervenção social”.

No artigo “A transição para a vida ativa de jovens adultos em situação de incapacidade: expectativas, concretizações/realidade e desafios”, Eliana Nunes e Manuela Sanches-Ferreira refletem acerca do processo de transição para a vida ativa de cinco jovens adultos com incapacidade, com base nas perceções de pais, vizinhos, professores e dos próprios jovens relativamente às expectativas para a vida ativa, ao seu quotidiano e aos suportes nessa transição. As autoras alertam para a necessidade de um trabalho interdisciplinar entre a escola, a comunidade local e os serviços de apoio, de modo a garantir uma intervenção holística e coordenada junto dos/das jovens e das suas famílias e a promover a integração social e laboral de jovens com incapacidade.

No artigo “’A Revelação’. Uma experiência de teatro-fórum no âmbito da educação e intervenção social”, Ana Bertão, Carla Lima e Tânia Duarte discutem a potencialidade do Teatro-Fórum como meio de intervenção psicossocial e apresentam uma experiência de uma peça de Teatro-Fórum, construída e levada a cena por estudantes do Mestrado em Educação e Intervenção Social da Escola Superior de Educação do Porto. As autoras salientam que esta experiência permitiu a reflexão sobre as questões da discriminação sexual e dos comportamentos e ambientes homofóbicos e abriu espaço para se experimentarem novas soluções para os problemas vivenciados pela pessoa oprimida.

As editoras do número 2 do volume I da Sensos-e agradecem aos autores e às autoras que apresentaram artigos para publicação neste número, aos/às revisores/as, aos leitores e às leitoras com interesse nestas áreas em particular, esperando contribuir, com este número, para a caminhada no sentido da efetiva cidadania e da inclusão, quer nos contextos educacionais mais formais, quer na sociedade em geral.

Autor: Manuela PessanhaSilvia Barros