Sensos-e Vol: I Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=8166

A transição para a vida ativa de jovens adultos em situação de incapacidade: expectativas, concretizações/realidade e desafios (Artigo Convidado)

Autor: Eliana Maria de Pinho Nunes Afiliação: Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Autor: Manuela Sanches-Ferreira Afiliação: ESEP

Resumen: As organizações internacionais têm dedicado, nos últimos anos, uma especial atenção à passagem da escola para a vida ativa dos jovens com incapacidade, pois, por diversas razões, esta transição nem sempre é bem-sucedida. Sendo Portugal um dos países da Europa com maior percentagem de alunos incluídos no ensino regular, com este estudo pretendemos analisar e compreender o processo de transição de cinco jovens adultos com incapacidade – que deixaram a escola há aproximadamente dois anos –, a partir de entrevistas aos pais, aos vizinhos, aos professores e a eles próprios, especificamente no que concerne: (1) às expectativas para a vida ativa, (2) ao seu quotidiano e (3) aos suportes na transição para a vida ativa. Ao cruzar as respostas dos 20 participantes torna-se evidente a (não) participação dos jovens na vida da comunidade, a qual não se esgota na ausência de trabalho, mas abrange todas as áreas da vida (e.g., vida em casa, vida na comunidade, educação, vida social e emprego). As expectativas, tendencialmente positivas no momento em que terminaram a escola são, num curto espaço de tempo, convertidas em falta de esperança em relação à integração profissional e social dos jovens. Os resultados apontam para a necessidade de um trabalho interdisciplinar entre a escola, a comunidade local e os serviços de apoio, para garantir uma intervenção holística e coordenada junto dos jovens e das suas famílias, as quais, no fim de um processo de mais de 15 anos na escola, voltam a ser os principais, quando não os únicos, suportes existentes para a integração social e laboral dos jovens com incapacidade.
Palabras-Chave: Transição, Serviços e Suportes, Comunidade

Abstract: International organizations have been dedicating, for the last years, special attention to the transition from school to active life of young people with disabilities, since, for several reasons, this transition is not always successful. Being Portugal one of the European countries with the highest percentage of students included in regular education, with this study we aim to analyze and understand the process of transition of five young adults with disabilities - who left school for about two years -, through interviews conducted with their parents, neighbours, former teachers and with themselves, specifically in terms of: (1) the expectations for the active life, (2) their daily lives, and (3) the supports for the transition to active life. This study aims to contribute to the visibility of this issue through the crossing of perspectives from five young people with disabilities, their parents, neighbors and former teachers with regard to their current life. When crossing the responses of 20 participants it becomes evident the (non)participation of the young in the community life, which is not limited to the absence of work, but covers all areas of life (e.g., home life, community life, education, social life and employment). The expectations, tendentiously positive when finished school, are, in a short time, converted into hopelessness regarding social and professional integration of young people. The results point to the need for interdisciplinary work between school, local community and support services, to ensure a holistic and coordinated intervention with young people and their families, which, at the end of a process of more than 15 years in school, are again the main, if not the only, existing support to the social and professional integration of young people with disability.
Keywords: Transition, Services and Supports, Community

A transição para a vida ativa de jovens adultos em situação de incapacidade: expectativas, concretizações/realidade e desafios (Artigo Convidado)

Autor: Eliana Maria de Pinho Nunes Afiliação: Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Autor: Manuela Sanches-Ferreira Afiliação: ESEP

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