Sensos-e Vol: I Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6599

Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais

Auteur: Carla Peixoto Affiliation: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Auteur: Vera Coelho Affiliation: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Auteur: Ana Isabel Pinto Affiliation: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Auteur: Joana Cadima Affiliation: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Auteur: Sílvia Barros Affiliation: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Auteur: Manuela Pessanha Affiliation: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

Resume: A creche representa, atualmente, um dos contextos principais de desenvolvimento de bebés, sendo a transição do contexto familiar para a creche um momento crítico para os bebés e respetivas famílias (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). O presente estudo visa descrever as práticas de transição de bebés do contexto familiar para a creche, implementadas em instituições da grande área metropolitana do Porto, Portugal, assim como conhecer a utilidade destas práticas tal como percebida pelos profissionais a desempenhar funções nos berçários.
No âmbito do projeto de investigação "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé", 90 profissionais de educação responderam, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, ao Questionário sobre características estruturais - Berçário (ECCE Study Group, 1997, adaptação de Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e ao Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Pese embora alguns constrangimentos à implementação de determinadas práticas, os resultados ilustram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das suas famílias ao contexto de creche, na medida em que estes relatam a implementação de um conjunto diverso de práticas de transição recomendadas na literatura.
Mots-Cles: Transição, Família, Creche, Bebés, Práticas adequadas ao desenvolvimento.

Abstract: Childcare is currently one of the main contexts of infant development, and transition from home to daycare settings is regarded as a critical moment for babies and their families (e.g., Balaban, 2011; Merril, 2010). The present study aims to describe practices in the transition of infants from home to daycare contexts in centers of the metropolitan area of Porto, Portugal, as well as to know the value of such practices as perceived by the professionals with educational functions in these settings.
In the scope of the research project "Infant transition to childcare: parent-caregiver communication, early education quality and infant adjustment", 90 professionals with educational functions in day care classrooms answered, between September 2013 and March 2014, the Structural characteristics questionnaire - Nursery (ECCE Study Group, 1997, adapted by Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013), and the Transition practices to daycare questionnaire (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Despite some constraints to the implementation of certain practices, results illustrate the professionals’ concern with the infants’ and families’ adaptation as they report the implementation of a diverse set of transition practices recommended in the literature.
Keywords: Transition, Family, Child care, Infants, Developmentally adequate practices.

Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais

Auteur: Carla Peixoto Affiliation: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Auteur: Vera Coelho Affiliation: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Auteur: Ana Isabel Pinto Affiliation: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Auteur: Joana Cadima Affiliation: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Auteur: Sílvia Barros Affiliation: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto
Auteur: Manuela Pessanha Affiliation: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto

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