Sensos-e Vol: I Num: 1  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=5495

“How do I blur the pencil?” Children’s learning about drawing and collaboration using MyPaint

Autor: Maria P. Figueiredo Afiliação: Escola Superior de Educação e CI&DETS, Instituto Politécnico de Viseu
Autor: Nelson Gonçalves Afiliação: Escola Superior de Educação e CI&DETS, Instituto Politécnico de Viseu
Autor: Maria Helena Lopes Afiliação: Agrupamento de Escolas da Zona Urbana de Viseu
Autor: Maria de Fátima Barreiros Afiliação: Agrupamento de Escolas de Castro Daire

Resumen: No âmbito de um Mestrado em Educação Pré-Escolar, foi lançado um desafio relativo ao uso de Software Livre com crianças em contextos educativos. Duas educadoras de infância experientes exploraram o MyPaint com uma mesa de desenho digital com os seus grupos. Durante a experiência, foram recolhidos dados sobre a forma como as crianças se apropriaram do uso do software e sobre dimensões da sua aprendizagem do e com o software. Através de uma análise de conteúdo, diferentes aspetos da experiência foram agrupados em temas: organização da exploração do software nos dois contextos; aprendizagem das crianças sobre desenho e materiais de desenho, com relações entre o uso do software o desenho tradicional; e a colaboração para a aprendizagem. A discussão destaca as dimensões da Pedagogia da Educação de Infância mais relevantes na experiência.
Palabras-Chave: educação de infância, educação artística, TIC na educação, software livre, uso do computador

Abstract: In a Master's Degree in Early Childhood Education, a challenge about using Free Software applications with children in educational contexts was proposed to the students. Two experienced teachers explored MyPaint with a graphics tablet with their groups of children. During the period of experimentation, data on the appropriation of the software by the children and on important dimensions of their learning of/with the software were collected. Through content analysis, different aspects of the experiences were clustered into themes: organization of the exploration of the software in both settings; children's learning about drawing, with relationships between the software use and traditional drawing; and the collaboration for learning. The discussion highlights the dimensions of Pedagogy of Early Childhood Education that were more relevant in this experience.
Keywords: early childhood education, arts education, ICT in education, free software, computer use

“How do I blur the pencil?” Children’s learning about drawing and collaboration using MyPaint

Autor: Maria P. Figueiredo Afiliação: Escola Superior de Educação e CI&DETS, Instituto Politécnico de Viseu
Autor: Nelson Gonçalves Afiliação: Escola Superior de Educação e CI&DETS, Instituto Politécnico de Viseu
Autor: Maria Helena Lopes Afiliação: Agrupamento de Escolas da Zona Urbana de Viseu
Autor: Maria de Fátima Barreiros Afiliação: Agrupamento de Escolas de Castro Daire

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