Sensos-e Vol: I Num: 1  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=4968

Portal virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica

Autor: Valdir Rosa Afiliação: Universidade do Minho
Autor: Selma dos Santos Rosa Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Marcia Barros de Sales Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen: Nesta pesquisa buscamos contribuir para o uso de tecnologia digitais móveis no ensino de Ciências da Natureza e Matemática. Por meio de um estudo desenvolvido em uma oficina pedagógica sobre a estratégia Hands-on-Tec com a participação de 57 professores de escolas públicas brasileiras, objetivamos compreender as dificuldades e a aceitação destes professores quanto ao uso desta estratégia, bem como identificar suas potencialidades e oportunidades de melhoria. Para isso, apresentamos um Portal Virtual concebido para privilegiar o compartilhamento, a cooperação e a autoria de recursos educacionais seguindo a filosofia de abertura ao uso, construídos à luz da Hands-on-Tec. Os resultados da pesquisa apontam que o uso de laptops educacionais aliado ao uso desta estratégia pode contribuir significativamente com o ensino de Ciências da Natureza e Matemática, na Educação básica.
Palabras-Chave: Tecnologias educacionais, Hands-on-Tec, Laptops Educacionais, Recursos Educacionais Abertos, PROUCA

Abstract: This research contributes to the use of digital mobile technology in teaching Mathematics and Natural Sciences. By means of a study developed in a pedagogical workshop about the strategy of Hands-On-Tec with the participation of 57 professors of Brazilian public schools, we aim to comprehend the difficulties and the acceptance of these professors regarding the use of this pedagogical teaching strategy as well as identify its potential and opportunities for improvement. For this, we present a Virtual Portal designed to benefit sharing, cooperation and authored educational resources, following the philosophy of open access for the use created for Hands-On-Tec. The results of this research indicates that the use of educational laptops along with the use of this strategy may significantly contribute to the teaching of Natural Sciences and Mathematics, in Basic Education.
Keywords: Educational technologies, Hands-On-Tec, Educational Laptops, Open Educational Resources, PROUCA

Portal virtual Hands-on-Tec: recurso de autoria para professores da educação básica

Autor: Valdir Rosa Afiliação: Universidade do Minho
Autor: Selma dos Santos Rosa Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Marcia Barros de Sales Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina

 



Referencias


Chevalérias, F.(org). (2002). Enseigner les sciences à l’ école – cycles 1, 2 et 3. Edith Saltiel – La main à la pâte; université Paris 7 Jean-Pierre Sarmant, inspeção geral da educação nacional.

Junior, J.B.B. (2012). Metodologia WebQuest: uma estratégia para integrar os recursos da web em contexto educativo.

Rosa, V., SantosRosa, S., Souza e C.A, 2013. Hands-on-Tec: uma estratégia pedagógica para uso de tecnologias educacionais móveis. Anais Challenges 2013. Braga. Universidade do Minho.

Santana, B. (2012). Materiais didáticos digitais e recursos educacionais abertos. In: SANTANA, B; Rossini, C.; Preto, N.D. Recursos Educacionais Abertos- práticas colaborativas e políticas públicas. Disponível em  http://www.livrorea.net.br/livro/home.html. Acedido em 24.06.2013.

Santos, A.I. (2012). Educação aberta: histórico, práticas e o contexto dos recursos educacionais abertos. In: SANTANA, B; Rossini, C.; Preto, N.D. Recursos Educacionais Abertos- práticas colaborativas e políticas públicas.  Disponível em  http://www.livrorea.net.br/livro/home.html. Acedido em 24.06.2013.

Santos, M. B. F. (2010). Laptops na escola: mudança e permanências no currículo, 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Acedido em:  http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=2210.

Silva, R.K. (2009). O impacto inicial do Laptop Educacional no olhar de professores da Rede Pública de Ensino. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo. Disponível em   http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9911.   Acedido em 19 de fevereiro de 2013.

Souza, C. A. (2004) A Investigação-ação Escolar e Resolução de Problemas de Física: o potencial dos meios tecnológicos-comunicativos. CED/UFSC. Divulgação Científica e Cultura – USP. São Carlos.