Sensos-e Vol: 0  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=3467

O Envolvimento da Família na Transição do Filho com Necessidades Adicionais de Suporte: a Contribuição de um Portefólio

Auteur: Joana Pinto Affiliation: Nenhuma
Auteur: Sanches-Ferreira Affiliation: ESEP

Resume: A pragmatização da educação inclusiva ao tornar a escola um direito de todos, levou à procura de estratégias que transformassem o direito na igualdade do acesso, no direito da equidade dos resultados, o que implicou habilitar os espaços educativos de modo a torná-los espaços de qualidade. Nesse processo, as transições entre contextos, especialmente a transição do Jardim de Infância para o 1.º ciclo do Ensino Básico representam uma das mudanças mais significativas no processo educativo das crianças.
Os Portefólios de Avaliação Familiar (Family Assessment Portfolios), iniciados por pais de crianças com Necessidades Adicionais de Suporte (NAS) nos Estados Unidos da América (USA) surgem como uma metodologia facilitadora das transições entre contextos educativos, e têm mostrado contribuir para a sua habilitação, isto é, constituem-se como ambiente de suporte à criança.
Filiado nesta orientação, o presente estudo descreve o processo de construção do portefólio de uma criança de 5 anos em fase de transição para o 1.º ciclo do Ensino Básico.
O objetivo deste projeto foi possibilitar à família a comunicação das informações que consideravam essenciais para a familiarização dos novos profissionais e dos pares com o seu filho, e, desse modo, transformar as transições em processos de continuidade, de envolvimento e de participação.
Este estudo consistiu numa deslocação semanal a casa da família para facilitar o processo e organizar a informação. Nesses encontros foram registadas as informações mais importantes, bem como os sentimentos e expetativas que iam sendo manifestadas ao longo do processo. No tópico “O que consigo fazer” foram também envolvidos a educadora e os colegas da turma.
Os resultados indicaram que a família, para além de ter considerado como um ganho para si própria o processo de construção do portefólio, referiu como permitiu evidenciar os aspetos positivos e não só os aspetos mais negativos relacionados com as dimensões onde o filho revelava mais dificuldades. Também a educadora, salientou como a sua participação no portefólio a tinha ajudado a olhar para além do que habitualmente via no aluno e a estreitar a relação com a família. Acrescentou, ainda, que sendo uma turma que já interagia muito com a criança, a partilha do portefólio e o visionamento do filme na turma, tinha permitido aos colegas ter uma perceção ainda mais positiva sobre o amigo, visível no maior número de interações mas, sobretudo no maior número de atos de ajuda, o que, segundo a educadora, era demonstrativo de uma maior atenção às suas necessidades.
Por último, quer a família quer a educadora consideraram que o portefólio contribuiria, seguramente, para que a transição para o próximo contexto educativo não constituísse um momento de rutura, mas antes um processo de continuidade.
Os resultados do nosso estudo estão pois em consonância com os descritos na literatura acerca da utilização desta metodologia na preparação das transições ou até mesmo na primeira entrada nos contextos formais de educação, o que sugere a prática da sua generalização junto das famílias com crianças com Necessidades Adicionais de Suporte.

Mots-Cles: Portefólio, Família, Escola

Abstract: The inclusive education prospect, conceiving the attendance of regular school as a right for all, led to the search of strategies focused on promoting the shift from a "right of equality access" to a "right of results’ equity view", which implies to qualify educational spaces in order to make them quality spaces. In this process, the transitions between contexts, especially the transition from kindergarten to primary school represents one of the most significant changes in the children’s education.
The Family Assessment Portfolios (Family Assessment Portfolios), started by parents of children with NAS in the United States of America (USA), emerged as a facilitating methodology of the transitions between educational contexts, and have been shown to contribute to their empowerment, in other words, it appears as supporting environment for the child.
Based in this direction, the present study describes the process of building the portfolio of a 5 year old child in transition to Primary School.
The objective of this project was to enable the family to provide the information they considered essential to familiarize new staff and peers with his son, and thus transform the transitions into processes of continuity of involvement and participation.
This study consisted of a weekly trip to the family home to facilitate the process and organize the information. In these meetings it were recorded the most important information, as well as the feelings and expectations that were being raised throughout the process. In the topic "What I can do" it were also involved the teacher and classmates. The results indicated that the family, as well as having considered a gain for itself the process of building the portfolio, as mentioned how it has highlighted the positive aspects and not only the more negative aspects, related to the dimensions where the child showed more difficulties.
Also the educator teacher emphasized how her participation in the portfolio had helped her to look beyond of the normal, see more than she usually seen in the study’s children and to develop the relationship with the family.
She also added that it was a class that already interacted a lot with the child but the sharing of the portfolio and viewing the film in class had allowed that his partners have a more positive perception about their friend, visible in the largest number of interactions, but especially in the increase number of acts of help, which, according to the teacher, was demonstrative of a greater attention to his needs.
Finally the family and the teacher agreed that the portfolio would, surely, contribute to help the transition to the next educational context not being a rupture’s moment, but rather a continuity process.
The results of our study are therefore consistent with those described in the literature about the use of this methodology in the preparation of transitions or even the first entry in the contexts of formal education, which suggests the practice of their widespread among households with children with additional needs’ support.

Keywords: Portfolio, Family, School

O Envolvimento da Família na Transição do Filho com Necessidades Adicionais de Suporte: a Contribuição de um Portefólio

Auteur: Joana Pinto Affiliation: Nenhuma
Auteur: Sanches-Ferreira Affiliation: ESEP

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