Sensos-e Vol: III Num: 2  ISSN 2183-1432

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA E SEU LUGAR PROBLEMATIZADOR DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Auteur: José Carlos da Silveira Affiliation: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Auteur: Suzani Cassiani Affiliation: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resume: A Iniciação científica (IC) em contextos escolares constitui proposição recente na história educacional brasileira. A proposta de IC desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina denominada “Pés na Estrada do Conhecimento - Iniciação Científica na Escola”, situa-se neste contexto de ressignificação do papel da escola enquanto espaço de produção do conhecimento. Articulada no âmbito dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, esse trabalho interdisciplinar está engajado na formação crítica do sujeito, numa perspectiva de transformação social.
Mots-Cles: Iniciação Científica, Interdisciplinaridade, Relação com o Saber, Pesquisa, Ensino Fundamental

Abstract: The scientific initiation (IC) in school contexts is recent proposition on brazilian educational history. The proposed IC, developed at the School of Application at the Federal University of Santa Catarina, called "Pés na Estrada do Conhecimento - Iniciação Científica na Escola" is in this context of resignification of the school's role as an area of knowledge production. Articulated under the 9 years of elementary school, this interdisciplinary work is engaged in critical formation of the subject, in a perspective of social transformation.
Keywords: Scientific Initiation, interdisciplinarity, relationship with know, Research, Elementary School

Désolé, cet article est seulement disponible en Português.

Références

Brasil. (2015). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Iniciação Científica Junior – ICJ. Disponível em http://cnpq.br/ic-jr/faps/#void>.

Cassiani, S. & Almeida M. J. M. (2005). Escrita no ensino de ciências: autores do ensino fundamental. Ciência & Educação, 11(3), 367-382.

Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed.

Colégio de Aplicação.  Página institucional.  Disponível em  <http://www.ca.ufsc.br/historico-   do-ca/>. Acesso em 14/09/2016.

Cruz, R. C. A. (1997). Os caminhos da pesquisa de campo em Geografia.:        Revista da Pós-Graduação em Geografia. 1, 93-97.

Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. (2007).  Programa de Vocação Científica   – PROVOC. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/programa-de-vocacao-cientifica-provoc

Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gadotti, M. (1991). Convite à leitura de Paulo Freire.  São Paulo: Scipione.

Linsingen, I. v. (2007) Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina.  Ciência & Ensino, 01 (n. especial).

Orlandi, E. (2005). Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes.

Santomé, J. T. (1998).  Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas.

Santos, M. (1998). O espaço do cidadão. 4ª ed. São Paulo: Nobel.

Silveira, J.C., Trott, T. M. C. e Silva, R. P.  (2007, julho). Ensino e Pesquisa no Ensino Fundamental: uma experiência do projeto Pés na Estrada do Conhecimento. Comunicação apresentada no V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras – SICEA. Rio de Janeiro.

Silveira, J.C., Rodrigues, N.C., Vandresen, L. & Hoepers, B.  (2015).  Escola e Produção do Conhecimento: uma Relação Possível. In:  Prado, G. V. T.; Seródio, L. A.; Proença, H. H. D. M. (orgs).  Teu Olhar Transforma o Meu? – Campinas, São Paulo: FE/UNICAMP.

Zen, E. L. (2007). Movimentos Sociais e  a Questão de Classe: um olhar sobre o Movimento dos Atingidos por Barragens. (Dissertação – Universidade de Brasília, Brasília.