Sensos-e Vol: III Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=11715

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA E SEU LUGAR PROBLEMATIZADOR DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Autor: José Carlos da Silveira Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Autor: Suzani Cassiani Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumen: A Iniciação científica (IC) em contextos escolares constitui proposição recente na história educacional brasileira. A proposta de IC desenvolvida no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina denominada “Pés na Estrada do Conhecimento - Iniciação Científica na Escola”, situa-se neste contexto de ressignificação do papel da escola enquanto espaço de produção do conhecimento. Articulada no âmbito dos 9ºs anos do Ensino Fundamental, esse trabalho interdisciplinar está engajado na formação crítica do sujeito, numa perspectiva de transformação social.
Palabras-Chave: Iniciação Científica, Interdisciplinaridade, Relação com o Saber, Pesquisa, Ensino Fundamental

Abstract: The scientific initiation (IC) in school contexts is recent proposition on brazilian educational history. The proposed IC, developed at the School of Application at the Federal University of Santa Catarina, called "Pés na Estrada do Conhecimento - Iniciação Científica na Escola" is in this context of resignification of the school's role as an area of knowledge production. Articulated under the 9 years of elementary school, this interdisciplinary work is engaged in critical formation of the subject, in a perspective of social transformation.
Keywords: Scientific Initiation, interdisciplinarity, relationship with know, Research, Elementary School

INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA E SEU LUGAR PROBLEMATIZADOR DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Autor: José Carlos da Silveira Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Autor: Suzani Cassiani Afiliação: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

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Referencias


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