Sensos-e Vol: III Num: 1  ISSN 2183-1432

Artes Visuais para a Educação Infantil: Atividade Semipresencial na Formação de Professores

Autor: Lígia de Assis Monteiro Fontana Afiliação: Universidade Aberta de Portugal
Autor: Lilian de Assis Monteiro LIZARDO Afiliação: Universidade Presbiteriana Mackenzie

Resumen: Com o crescente número de aplicativos presentes na comunicação instantânea, o presente estudo visa mostrar o resultado de uma aula digital online dialogado com um Workshop educacional presencial realizado com estudantes do curso de Pedagogia de uma instituição particular de ensino. O objetivo foi oferecer subsídios para uma prática pedagógica diferenciada que incide em reflexões sobre a utilização consciente dos smartphones no ambiente escolar com o aplicativo Whatsapp. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados a observação participante. Após um olhar atento para o objeto de pesquisa, foi possível identificar que o aplicativo pode contribuir para uma aprendizagem significativa, desde que o professor utilize de um design instrucional para a organização do ambiente.
Palabras-Chave: mobile learning, aula digital, formação de professores.

Abstract: With the growing number of applications present in the instant communication, the present study aims to show the result of a digital online class in dialogue with a face-to-face educational Workshop held with students of Pedagogy of a particular educational institution. The goal was to offer subsidies for a differentiated pedagogical practice that focuses on reflections on conscious use of smartphones in the school environment with the What’s app application. It is a qualitative research that used as instrument of data collection the participant observation. After a closer look at the object of research, it was possible to identify that the application can contribute to a meaningful learning, since the teacher use of instructional design for the environmental organization.
Keywords: mobile learning, digital classrooms, teacher training.

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.

Referencias

Behrens, M. A. (2013). Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In J. Moran, Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.

Belloni, M. L. (2009). ABC da Educação à distância. São Paulo: Pearson Education do Brasil.

Bento, M. C. (2013). Cavalcante R. S. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, 4 (7).

Cetic.BR.(2016). Cresce o uso de internet pelo celular entre professores de escola publicas e particulares. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://cetic.br/noticia/cresce-o-uso-de-internet-pelo-celular-entre-professores-de-escolas-publicas-e-particulares/.

Fava,R. (2014). Educação 3.0. São Paulo: Editora Saraiva.

Filatro, A. Piconez, S. C. B. (2016). Design instrucional contextualizado. In: 11º Congresso Internacional de Associação Brasileira de Educação a distância da ABED, Salvador: Bahia, 2004. Anais eletrônicos, Abed: 2004. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://www.abed.org.br/congresso2004/por/pdf/049-TC-B2.pdf.

Hargittai, e Hinnant, A. (2016). Digital Inequality Differences in Young Adults’ Use of the Internet. Communication Research Volume 35 Number 5 October 2008. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://www.eszter.com/research/pubs/A25.Hargittai.Hinnant-DigitalInequality.pdf.

Kenski, V. M. (2007). Educação e novas tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: SP. Papirus.

Lakatos, M., & Marconi, M. (2010). Fundamentos de metodologia cientifica. São Paulo: Atlas.

Lévy, P. (2009). Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

Marques, J. A. (2016). Usos e apropriações da internet por crianças e adolescentes: análise comparativa das duas ondas da pesquisa tic kids online Brasil. IN: TIC Kids Online Brasil; Survey on internet use by children in Brazil: ICT Kids online Brazil. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015. Recuperado em 08 de Outubro, 2016, de http://www.lse.ac.uk/media@lse/research/EUKidsOnline/EUKidsIV/PDF/TIC-Kids-2014-livro-eletronico.pdf .

Martins, M., Picosque, G, & Guerra, M.(2010). Teoria e pratica no ensino da arte. São Paulo: FTD.

Moran, J. M. (2013). Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In J. Moran, Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus.

Paloff, R., & Pratt, K. (2002).Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para a sala de aula on-line.Porto Alegre: Artmed.

Paloff, R., & Pratt, K. (2004).O Aluno Virtual – Um Guia para Trabalhar com Estudantes  On-line. Porto Alegre, Artmed..

Peirce, C. S. (2005). Semiotica. São Paulo: Perspectiva.