Sensos-e Vol: III Num: 1  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=10538

Uma cidade que se desafia. Relato de um projeto municipal de educação não formal para a promoção do sucesso escolar

Auteur: Filipe Martins Affiliation: Rede Inducar
Auteur: Susana Constante Pereira Affiliation: Rede Inducar
Auteur: Liliana Lopes Affiliation: ESE-IPP
Auteur: Patrícia Costa Affiliation: Rede Inducar
Auteur: Teresa Ferreira Affiliation: Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Auteur: Ana Oliveira Affiliation: Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Resume: Descreve-se aqui um projeto comunitário de prevenção secundária na área educacional, promovido por uma autarquia da região Norte de Portugal, destinado a jovens entre os 14 e os 18 anos de idade que apresentavam indicadores de insucesso escolar e risco de abandono escolar precoce. A construção e o desenvolvimento do projeto, que envolveu diversas organizações da comunidade atuando enquanto agentes educativos, serão descritos com detalhe e enquadrados na perspetiva das cidades educadoras. A abordagem metodológica adotada será apresentada no quadro da educação não formal e centrada no reconhecimento das competências dos jovens. Finalmente serão apontados impactos preliminares do projeto e orientações para a sua continuidade e melhoria.
Mots-Cles: insucesso escolar, cidade educadora, aprender a aprender, educação não formal, reconhecimento de competências.

Abstract: This article focuses on a community project of secondary prevention in education, sponsored by a local authority of the Northern region of Portugal, aimed at young people between 14 and 18 years of age who presented school failure indicators and risk of early school leaving. The construction and development of the project, which involved several community organizations acting as educational agents, will be described in detail, framing the entire process from the perspective of educating cities. Its methodological approach will be presented in the context of non-formal education and aiming the recognition of young people skills. Finally, preliminary impacts of the project will be presented, as well as recommendations for project continuity and improvement.
Keywords: school failure, educating city, learning to learn, non formal education, skills recognition.

Uma cidade que se desafia. Relato de um projeto municipal de educação não formal para a promoção do sucesso escolar

Auteur: Filipe Martins Affiliation: Rede Inducar
Auteur: Susana Constante Pereira Affiliation: Rede Inducar
Auteur: Liliana Lopes Affiliation: ESE-IPP
Auteur: Patrícia Costa Affiliation: Rede Inducar
Auteur: Teresa Ferreira Affiliation: Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira
Auteur: Ana Oliveira Affiliation: Divisão da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

Através de técnicas ativas e experienciais de formação [I1] , realizadas em diversos contextos extra-escolares, pretendeu-se que os e as jovens participantes  desenvolvessem competências transversais relevantes para o seu desenvolvimento pessoal e para o seu sucesso escolar e integração social (Figura 1).[I2] 


 [I1]quais? Foram métodos ou técnicas ativas?

 [I2]A finalidade do projeto, poderia ser melhor construída



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