Sensos-e Vol: II Num: 2  ISSN 2183-1432

Editorial

Este número tem como tema ”As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Aprendizagem”. Para a realização deste número foi feita uma parceria com a X Conferência Internacional EUTIC 2014, realizada em outubro de 2014 na FCSH da Universidade Nova de Lisboa, para a publicação, em versões adaptadas às características da revista Sensos-e, de artigos selecionados. A EUTIC 2014 teve como tema: “O papel das TIC no desenho dos processos informacionais e cognitivos”. A seleção dos artigos a publicar teve como critério, para além da qualidade científica, o serem artigos que poderiam tirar partido das potencialidades da versão digital em linha, pela utilização de recursos como multimédia, cor e hipertexto e pelas possibilidades de interação dinâmica.

“As TIC na aprendizagem” é um tema vasto e com múltiplas abordagens, que possibilita análises teóricas dos conceitos e dos processos envolvidos, assim como apresentação de casos práticos de utilização das TIC em contextos educativos. Neste número, temos essencialmente a apresentação de casos práticos em que as TIC são utilizadas como mediadores epistémicos no processo de ensino-aprendizagem em contextos educativos formais, não formais e informais. São abordadas questões relacionadas com software educacional, utilização das potencialidades de conteúdos em linha e a utilização de dispositivos móveis em contexto educativo.  Para além do tema central, temos um artigo que foca a importância da partilha dos resultados de investigação com as/os participantes dessa mesma investigação.

No artigo Tablets na educação infantil as/os autoras/es apresentam uma investigação realizada com crianças de 2 a 7 anos em ambiente escolar no Estado de Pernambuco, Brasil, que tem como objetivo analisar as influências na aprendizagem de software desenvolvidos para Tablets. O segundo artigo deste número apresenta uma investigação sobre os Museus como espaços de criação, educação e memória, em que é explorado o conceito de museu virtual através da apresentação de um projeto realizado por alunos/as de uma escola pública que promoveram a criação de um museu virtual do bairro de San Martin, no Recife, Brasil. As autoras analisam o impacto deste projeto na educação para a cidadania dos/as alunos/as. As autoras do artigo As possíveis inter-relações das redes comunicativas – Blogs – e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática exploram as potencialidades didático-pedagógicas dos Blogs numa Comunidade de Prática Virtual, no contexto de um curso de formação de professores em que as/os participantes desenvolveram novos significados para a prática docente através da utilização de um contexto de aprendizagem socialmente compartilhada. O papel educativo dos/as bibliotecários/as é abordado no artigo O incentivo das narrativas orais pelo uso de dispositivos móveis em uma escola brasileira, através do relato de uma experiência numa escola brasileira em que se utilizou o livro impresso e o Tablet para contar histórias, com o objetivo de analisar o impacto da utilização de um dispositivo móvel (Tablet) no incentivo à leitura. A construção colaborativa do conhecimento através da edição criativa de vídeos é explorado no artigo Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos, através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos. Apresenta resultados de um estudo exploratório que tem como objetivo identificar o potencial da edição de vídeo e interação com um ecrã público como forma de promover a reflexão sobre conceitos complexos e a construção colaborativa do conhecimento.  Por último, temos o artigo Bebés, Famílias e Creches: Relato de um workshop para profissionais e para famílias que se enquadra na interface entre a Psicologia e a Educação e que apresenta o projeto AUTORES que assumiu o compromisso de partilhar os resultados da investigação com os seus participantes, por considerar que esta partilha é fundamental para que a investigação seja relevante, suscite reflexão e potencialize mudanças nas práticas. Foi realizado um “workshop” sobre “Bebés, Famílias e Creches: Uma conversa animada” que utilizou a metodologia “World Café” com o objetivo de investigar a transição do bebé para a creche no primeiro ano de vida e em que participaram pais, educadores de infância, auxiliares de ação educativa e outros profissionais das creches. A partir da devolução de resultados da investigação aos seus participantes e envolvendo simultaneamente, pais e profissionais que trabalham com bebés, pretende-se constituir uma oportunidade de reflexão de práticas e desenvolvimento profissional.

Da diversidade dos artigos deste número realça as potencialidades das TIC em contextos educativos, nomeadamente na melhoria do processo de aprendizagem. Desejamos boas leituras e que estes relatos suscitem novas questões e investigações.

Autor: Maria João Silva, inEd, ESE IPPorto & ESELx IPL | Eduarda Ferreira, CICS.NOVA, FCSH/NOVA, UNL