Sensos-e Vol: II Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9349

Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos

Auteur: Sara Cruz Affiliation: PhD student at University of Minho
Auteur: Jose Alberto Lencastre Affiliation: Lecturer and researcher at the University of Minho
Auteur: Clara Coutinho Affiliation: Universidade do Minho

Resume: A edição criativa de vídeos pelos próprios alunos pode contribuir para a construção colaborativa do conhecimento. O presente artigo apresenta resultados de um estudo exploratório que tentou perceber o potencial da edição de vídeo e interação com um ecrã público como forma de promover a reflexão sobre conceitos complexos e a construção colaborativa do conhecimento. Optamos por uma metodologia mista envolvendo a recolha de dados quantitativos e qualitativos através de um processo que compreendeu três etapas. Na primeira etapa procedeu-se à recolha de conceitos complexos junto de um grupo de professores das áreas CTEM. Na segunda promovemos a edição criativa de vídeos com alunos. Na terceira realizou-se a partilha dos vídeos num ecrã público localizado na escola. A análise dos dados permitiu perceber que a edição criativa de vídeos pelos próprios alunos motiva-os para trabalhar conceitos curriculares e que a compreensão destes conceitos é reforçada pelo seu envolvimento individual. Percebemos que a partilha de vídeos no ecrã público promoveu a curiosidade da comunidade escolar pelo conteúdo dos vídeos. Percebemos também que a reflexão dos professores em torno das dificuldades habitualmente encontradas nos alunos permitiu pensar nas causas e, sobretudo, em maneiras de ajudar o aluno a compreender os conceitos complexos.
Mots-Cles: Edição criativa de vídeo, ecrãs públicos, conceitos complexos, aprendizagem

Abstract: There is evidence that video edition by the students can contribute to the collaborative knowledge building. This paper describes the results of an exploratory study on the potential of video edition and interaction with a public display as a way to promote thinking about threshold concepts and the collaborative construction of knowledge. We chose a mixed methods approach involving the collection of quantitative and qualitative data through a process that comprised three steps. The first step was the collection of threshold concepts with a group of teachers from STEM areas. In the second we promote creative video edition with students. In the third the sharing of videos on a public screen located within the school. Data analysis suggests that the creative video edition by the students motivates them to work together and that the understanding of threshold concepts is enhanced by their self-involvement. The sharing of videos on public display also promoted the curiosity of the school community regarding the content of the videos. The teachers' reflection on the difficulties usually found in theirs students, allowed to think about the causes and ways to help students understand complex concepts.
Keywords: Creative video edition, public displays, threshold concepts, learning

Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos

Auteur: Sara Cruz Affiliation: PhD student at University of Minho
Auteur: Jose Alberto Lencastre Affiliation: Lecturer and researcher at the University of Minho
Auteur: Clara Coutinho Affiliation: Universidade do Minho

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