Désolé, cet article est seulement disponible en Português.
O GeoGebra no estudo das isometrias do plano
Auteur: Nuno Miguel Pinto da Silva | Affiliation: ESE/IPPorto |
Auteur: Darida Maria Fernandes | Affiliation: ESE/IPPortoInvestigadora do inED |
Keywords: GeoGebra, isometry, symmetry, motivation, meaningful learning.
O GeoGebra no estudo das isometrias do plano
Auteur: Nuno Miguel Pinto da Silva | Affiliation: ESE/IPPorto |
Auteur: Darida Maria Fernandes | Affiliation: ESE/IPPortoInvestigadora do inED |
Références
Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora.
Breda, A., Serrazina, L., Menezes, L., Sousa, L., & Oliveira, P. (2011). Geometria e medida no ensino básico. Lisboa: ME-DGIDC.
Cannone, G. e Socas, M. M. (1998). Jogos educativos ADI e ADIBÚ no ensino e aprendizagem das matemáticas em Educação Primária. Seminário de Investigação em Educação Matemática, IX, (p. 165-190). Lisboa: APM.
Coelho, A. (2013). GeoGebra e iTALC numa abordagem criativa das isometrias. Universidade de Aveiro. Tese de Mestrado.
Fernandes, D. (1994). A folha de cálculo no 4.º ano de escolaridade. Estudo de uma turma. Braga: Universidade do Minho. Tese de Mestrado.
Fernandes, D. (2006). Aprendizagens algébricas em contexto interdisciplinar no ensino básico. Aveiro: Universidade de Aveiro. Tese de Doutoramento.
Fey, J. T, (Ed.) (1984). Computing and Mathematics. Reston, E.U.A.: NCTM.
Gaspar, J. M. P & Cabrita, I. (2014). GeoGebra e ferramentas tradicionais – Uma conjugação favorável à apropriação das isometrias. Seminário de Investigação em Educação Matemática, XXV, (p. 169-190). Braga: APM.
Laborde, C. (2000). Why technology is indispensable today in the teaching and learning of mathematics. Acedido em 21 de fevereiro 2015 em http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.139.8182&rep=rep1&type=pdf
Mendes, E. (1998). Características e potencialidades educativas das actividades de investigação. Seminário de Investigação em Educação Matemática, IX, (p. 135-164). Lisboa: APM.
National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM e IIE (tradução portuguesa de Curriculum and evaluation standards for school mathematics, 1989).
National Council of Teachers of Mathematics. (2000). Principles and Standards for School Mathematics. NCTM.
Oliveira, M. M. (2012). Utilização do GeoGebra no tópico Reflexão, Rotação e Translação – Um estudo no 6.º ano de escolaridade (Dissertação de Mestrado). Instituto Politécnico de Leiria, Leiria, Portugal.
Ponte, J. P.; Nunes, F. e Veloso, E. (1991). Computadores no Ensino da Matemática. Uma colecção de estudos de caso. Lisboa: A.P.M. e Projecto MINERVA. DEFCUL.
Ponte, J. P. (1997). As Tecnologias e a Educação. Educação Hoje. Texto Editora.
Silva, A. (2002). Caraterísticas dos alunos quando se envolvem em software dinâmico de Matemática. Disponível a 20 de Outubro de 2013 em http://www.uv.es/aprengeom/archivos2/Silvao2.pdf.
Tall, D. (1994). Computer environments for the learning of mathematics. In Biehler, Rolf et al. (Eds.), Didactics of mathematics as scientific discipline, (p. 189-199). Dordrecht: Kluwer.
Veloso, E. (1987). O computador na aula de matemática. Lisboa: APM.
Veloso, E. (1998). Geometria: temas actuais. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.