Sensos-e Vol: 0  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=4269

Formação Valorativa dos Educadores Sociais. Princípios, Construtos Teórico-Conceptuais e Metodologias

Auteur: Sofia Veiga Affiliation: ESE/IPP
Auteur: Hugo Monteiro Affiliation: ESE/IPP

Resume: A Educação Social, sendo uma profissão claramente valorativa, exige uma formação também ela valorativa. Na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, as questões axiológicas são particularmente cuidadas no currículo de formação da licenciatura de Educação Social, em particular na unidade curricular de Formação Pessoal e Social, a qual trabalha de forma multidisciplinar e plurimetodológica estas questões. O presente artigo visa então partilhar os construtos teórico-conceptuais que alicerçam esta disciplina, assim como as metodologias privilegiadas no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a metodologia sociodramática. Conclui-se o mesmo com uma reflexão sobre a pertinência, potencialidades e constrangimentos de uma unidade curricular de esta índole.
Mots-Cles: Educação Social, Formação Pessoal e Social, Valores, Sociodrama

Abstract: Social Education as a clearly ethical profession requires an axiological training. In the School of Education at the Polytechnic Institute of Porto, the axiological questions are particularly cared on the training curriculum of the Social Education grade, particularly in the course of Personal and Social Education, which works these issues in a multidisciplinary and plurimethodologial way. This article seeks to share theoretical and conceptual constructs that underpin this discipline, as well as the privileged methodologies in the teaching-learning process, especially the sociodramatic methodology. It concludes with a reflection on the relevance, potentialities and constraints of a course of this nature.
Keywords: Social Education, Personal and Social Training, Values, Sociodrama

Formação Valorativa dos Educadores Sociais. Princípios, Construtos Teórico-Conceptuais e Metodologias

Auteur: Sofia Veiga Affiliation: ESE/IPP
Auteur: Hugo Monteiro Affiliation: ESE/IPP

Désolé, cet article est seulement disponible en Español, English and Português.