Désolé, cet article est seulement disponible en Español, English and Português.
Estratégias de Navegação Virtual Multimédia e (Des)Orientação Espacial
Auteur: Armando Silva | Affiliation: Professor de TICM da ESE/IPPorto |
Resume: Investigação na área da comunicação multimédia, com implicações na psicologia diferencial que, para a situação multimédia estudada, permitiu provar a existência de dois grupos de utilizadores com comportamentos diferenciados de exploração e com estratégias de navegação e orientação espacial virtual distintas.
O trabalho de investigação permitiu caracterizar um modelo de utilizador que, através da introdução de uma “ajuda inteligente”, permitiu adequar ergonomicamente o produto multimédia à totalidade dos utilizadores.
Verificamos que a idade (ou nível escolar) dos sujeitos parece estar fortemente relacionada com a estratégia de navegação utilizada e que parece aumentar progressivamente com a idade dos sujeitos a consideração da sua orientação no percurso dentro do espaço virtual.
A estratégia, em que o sujeito é obrigado a considerar a sua orientação no percurso dentro do espaço virtual, implica um esforço cognitivo suplementar baseado na memória, o que sugere interpretações baseadas na importância da memória na resolução de problemas em diferentes idades.
Mots-Cles: Ergonomia Multimédia, Estratégias de Navegação Virtual Multimédia, Orientação/Desorientação Espacial
Abstract: Investigation in the area of the multimedia communication, with implications in the differential psychology that, for the studied multimedia situation, allowed to prove the existence of two groups of users with differentiated behaviours of exploration and distinct strategies of virtual spatial navigation and orientation. The investigation work allowed to characterize a user's model that, through the introduction of a “navigation intelligent help”, allowed to adjust ergonomically the multimedia product to the totality of the users. We verify that the age (or school level) of the subjects seems to be strongly related with the strategy of the used navigation, which seems to increase progressively with the subject’s age, the consideration of his orientation in the distance inside the virtual space.O trabalho de investigação permitiu caracterizar um modelo de utilizador que, através da introdução de uma “ajuda inteligente”, permitiu adequar ergonomicamente o produto multimédia à totalidade dos utilizadores.
Verificamos que a idade (ou nível escolar) dos sujeitos parece estar fortemente relacionada com a estratégia de navegação utilizada e que parece aumentar progressivamente com a idade dos sujeitos a consideração da sua orientação no percurso dentro do espaço virtual.
A estratégia, em que o sujeito é obrigado a considerar a sua orientação no percurso dentro do espaço virtual, implica um esforço cognitivo suplementar baseado na memória, o que sugere interpretações baseadas na importância da memória na resolução de problemas em diferentes idades.
Mots-Cles: Ergonomia Multimédia, Estratégias de Navegação Virtual Multimédia, Orientação/Desorientação Espacial
The strategy in which the subject is obliged to consider his orientation on the route inside the virtual space, implicates a cognitive supplementary effort based on the memory, which suggests interpretations based on the importance of the memory on the resolution of problems at different ages.
Keywords: Multimedia Ergonomics, Strategies of Multimedia Virtual Navigation, Spatial Orientation/Disorientation
Estratégias de Navegação Virtual Multimédia e (Des)Orientação Espacial
Auteur: Armando Silva | Affiliation: Professor de TICM da ESE/IPPorto |