Désolé, cet article est seulement disponible en Português.
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA E SEU LUGAR PROBLEMATIZADOR DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Auteur: José Carlos da Silveira | Affiliation: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
Auteur: Suzani Cassiani | Affiliation: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
Keywords: Scientific Initiation, interdisciplinarity, relationship with know, Research, Elementary School
INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A ESCOLA E SEU LUGAR PROBLEMATIZADOR DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE
Auteur: José Carlos da Silveira | Affiliation: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
Auteur: Suzani Cassiani | Affiliation: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC |
Références
Brasil. (2015). Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Iniciação Científica Junior – ICJ. Disponível em http://cnpq.br/ic-jr/faps/#void>.
Cassiani, S. & Almeida M. J. M. (2005). Escrita no ensino de ciências: autores do ensino fundamental. Ciência & Educação, 11(3), 367-382.
Charlot, B. (2000). Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed.
Colégio de Aplicação. Página institucional. Disponível em <http://www.ca.ufsc.br/historico- do-ca/>. Acesso em 14/09/2016.
Cruz, R. C. A. (1997). Os caminhos da pesquisa de campo em Geografia.: Revista da Pós-Graduação em Geografia. 1, 93-97.
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. (2007). Programa de Vocação Científica – PROVOC. Disponível em: http://www.epsjv.fiocruz.br/programa-de-vocacao-cientifica-provoc
Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Gadotti, M. (1991). Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione.
Linsingen, I. v. (2007) Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, 01 (n. especial).
Orlandi, E. (2005). Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes.
Santomé, J. T. (1998). Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas.
Santos, M. (1998). O espaço do cidadão. 4ª ed. São Paulo: Nobel.
Silveira, J.C., Trott, T. M. C. e Silva, R. P. (2007, julho). Ensino e Pesquisa no Ensino Fundamental: uma experiência do projeto Pés na Estrada do Conhecimento. Comunicação apresentada no V Seminário de Institutos, Colégios e Escolas de Aplicação das Universidades Brasileiras – SICEA. Rio de Janeiro.
Silveira, J.C., Rodrigues, N.C., Vandresen, L. & Hoepers, B. (2015). Escola e Produção do Conhecimento: uma Relação Possível. In: Prado, G. V. T.; Seródio, L. A.; Proença, H. H. D. M. (orgs). Teu Olhar Transforma o Meu? – Campinas, São Paulo: FE/UNICAMP.
Zen, E. L. (2007). Movimentos Sociais e a Questão de Classe: um olhar sobre o Movimento dos Atingidos por Barragens. (Dissertação – Universidade de Brasília, Brasília.