Sensos-e Vol: II Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9668

As possíveis inter-relações das redes comunicativas – Blogs – e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática

Autor: Maria Angela de Oliveira Oliveira Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Autor: Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Resumen: Este trabalho é resultado de uma pesquisa de Mestrado sobre as potencialidades didático-pedagógicas dos Blogs em uma Comunidade de Prática Virtual. O contexto prático desta pesquisa se deu por meio do Curso de Extensão intitulado: A utilização dos Blogs como recurso pedagógico na Educação Matemática. O Curso teve como plataforma EaD o próprio Blog. O Curso abordou a inserção das TIC no contexto da Educação Matemática, a partir de reflexões teórico-metodológicas sobre teóricos e pesquisadores, que abordam as TIC na Educação. Em seguida, apresentamos a Comunidade de Prática, que se constitui por “locais” de participação em que os membros compartilham experiências e conhecimentos a respeito da prática docente. Apresentamos também a Metodologia, os procedimentos metodológicos e o contexto prático da pesquisa. As Categorias de Análise foram descritas como: Categoria 1: Blog – como um espaço formativo; Categoria 2: A prática do Professor de Matemática; Categoria 3: Aprendizagem socialmente compartilhada. Com esta perspectiva podemos afirmar que em nossa pesquisa observamos momentos que puderam ser considerados como uma Comunidade de Prática, no contexto virtual dos Blogs, pois os professores puderam resignificar a prática docente, por meio um contexto de aprendizagem socialmente compartilhada.
Palabras-Chave: Blog, Comunidade de Prática, Matemática, Formação de Professores, TIC

Abstract: This work is a result of a Master thesis about didactic and pedagogical potential of Blogs in a Virtual Community of Practice. The practical context of this research occurred through an Extension Course entitled: The application of Blogs as a pedagogical resource in Mathematic Education. The Course has the Blog as its own Distance Educational plataform. The course addressed the integration of ICT in the context of Mathematics Education from theoretical and methodological reflections on theoreticians and researchers, addressing ICT in Education. And then, we presented the Community of Practice, that is composed by “places” of participation which members share experiences and knowledge concerning the teaching practice. We also presented the Methodology, methodological procedures and practical contexts of the research. This Analysis Categories were described as follows: Category 1: Blog - as a formative space.; Category 2: The practice of Mathematical Teacher; Category 3: Socially shared learning. With this perspective we may declare that in our research can be seen moments that could be counted as a Community of Practice in a virtual context of Blogs, since the teachers could reframe their teaching practice through a socially shared learning context.

Keywords: Blog, Community of Practice, Mathematics, Teachers Education, ICT

As possíveis inter-relações das redes comunicativas – Blogs – e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática

Autor: Maria Angela de Oliveira Oliveira Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
Autor: Rosana Giaretta Sguerra Miskulin Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.



Referencias


Barbosa,C.A., Serrano,C.A.(2005) Relatório de Pesquisa. Fundação Armando Álvares Penteado, 011-TC-C3. Consultado em 6 de julho de 2009através de http://www. abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf

Borba,M.C, Penteado, M.G.(2007) Informática e Educação Matemática. (3ª ed.) Belo Horizonte, Brasil: Autêntica. D´ambrósio, B. S. (1993) Formação de Professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. Pró-posição. Vol. 4 – Nº1 .Março 1993 . Consultado em 2 de julho de 2011 através de http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/ ~proposicoes/textos/10-artigos-d%5C’ambrosiobs.pdf

Freire, P. (2011) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra.

Hine, C. (2004). Etnografia Virtual. Barcelona, Espana: UOC.

Kenski, V.M. (1998) Novas Tecnologias – O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação – Mai/Jun/Jul/Ago (8)

Kenski,V.M.(2007) Educação e Tecnologias – O novo ritmo da informação. Campinas, Brasil: Papirus.

Larrosa, J. (2002). Notas Sobre a Experiência e o Saber de Experiência. (Tradução: João Wanderley Geraldi. São Paulo: Brasil) Revista Brasileira de Educação, jan abr, (19), 20-28.

Miskulin, R. G. S. (1999). Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo ensino/aprendizagem da geometria. Campinas.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Orientador: Sergio A. Lorenzato.

Miskulin, R. G. S., Silva, M. R. C., Rosa, M. (2006) Comunidades de Prática Baseadas na Tecnologia Como Histórias Compartilhadas na Formação Continuada de Professores de Matemática. VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia, Brasil: PUC-SP.

Miskulin, R.G.S. (2008) Resolução de Problemas potencializando processos formativos de professores que aprendem e ensinam em Comunidade. ISERP. Consultado em 24 de maio de 2010 através http://www.rc.unesp.br/serp/trabalhos.html.

Oliveira. M.A.O.(2009) As Potencialidades didático-pedagógicas das redes comunicativas- BLOGs no contexto da Educação Matemática. Anais do 17º COLE – Congresso de Leitura do Brasil – Unicamp :Campinas, Brasil

Pratt K. (2004) O aluno virtual – um guia para trabalhar com estudantes on-line – Porto Alegre, Brasil: Artmed

Tardif, M. (2010) Saberes Docentes e Formação Profissional . Petrópolis, Brasil: Vozes.

Terra, C.F. (2006) Comunicação Corporativa Digital: o futuro das Relações Públicas na rede – Dissertação (Mestrado) Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo SP, Brasil. Orientador(a): Sidinéia Gomes Freitas.

Wenger, E. (2001) Comunidades de Prática – Aprendizaje, Significado e Identidad – Cognicion e Desarrollo Humano. Barcelona – Espanha: Paidós