Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.
As possíveis inter-relações das redes comunicativas – Blogs – e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
Autor: Maria Angela de Oliveira Oliveira | Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” |
Autor: Rosana Giaretta Sguerra Miskulin | Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” |
Keywords: Blog, Community of Practice, Mathematics, Teachers Education, ICT
As possíveis inter-relações das redes comunicativas – Blogs – e das comunidades de prática no processo de formação de professores de Matemática
Autor: Maria Angela de Oliveira Oliveira | Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” |
Autor: Rosana Giaretta Sguerra Miskulin | Afiliação: UNESP – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” |
Referencias
Barbosa,C.A., Serrano,C.A.(2005) Relatório de Pesquisa. Fundação Armando Álvares Penteado, 011-TC-C3. Consultado em 6 de julho de 2009através de http://www. abed.org.br/congresso2005/por/pdf/011tcc3.pdf
Borba,M.C, Penteado, M.G.(2007) Informática e Educação Matemática. (3ª ed.) Belo Horizonte, Brasil: Autêntica. D´ambrósio, B. S. (1993) Formação de Professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. Pró-posição. Vol. 4 – Nº1 .Março 1993 . Consultado em 2 de julho de 2011 através de http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/ ~proposicoes/textos/10-artigos-d%5C’ambrosiobs.pdf
Freire, P. (2011) Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra.
Hine, C. (2004). Etnografia Virtual. Barcelona, Espana: UOC.
Kenski, V.M. (1998) Novas Tecnologias – O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação – Mai/Jun/Jul/Ago (8)
Kenski,V.M.(2007) Educação e Tecnologias – O novo ritmo da informação. Campinas, Brasil: Papirus.
Larrosa, J. (2002). Notas Sobre a Experiência e o Saber de Experiência. (Tradução: João Wanderley Geraldi. São Paulo: Brasil) Revista Brasileira de Educação, jan abr, (19), 20-28.
Miskulin, R. G. S. (1999). Concepções teórico-metodológicas sobre a introdução e a utilização de computadores no processo ensino/aprendizagem da geometria. Campinas.Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Orientador: Sergio A. Lorenzato.
Miskulin, R. G. S., Silva, M. R. C., Rosa, M. (2006) Comunidades de Prática Baseadas na Tecnologia Como Histórias Compartilhadas na Formação Continuada de Professores de Matemática. VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, 2006, Águas de Lindóia, Brasil: PUC-SP.
Miskulin, R.G.S. (2008) Resolução de Problemas potencializando processos formativos de professores que aprendem e ensinam em Comunidade. ISERP. Consultado em 24 de maio de 2010 através http://www.rc.unesp.br/serp/trabalhos.html.
Oliveira. M.A.O.(2009) As Potencialidades didático-pedagógicas das redes comunicativas- BLOGs no contexto da Educação Matemática. Anais do 17º COLE – Congresso de Leitura do Brasil – Unicamp :Campinas, Brasil
Pratt K. (2004) O aluno virtual – um guia para trabalhar com estudantes on-line – Porto Alegre, Brasil: Artmed
Tardif, M. (2010) Saberes Docentes e Formação Profissional . Petrópolis, Brasil: Vozes.
Terra, C.F. (2006) Comunicação Corporativa Digital: o futuro das Relações Públicas na rede – Dissertação (Mestrado) Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo SP, Brasil. Orientador(a): Sidinéia Gomes Freitas.
Wenger, E. (2001) Comunidades de Prática – Aprendizaje, Significado e Identidad – Cognicion e Desarrollo Humano. Barcelona – Espanha: Paidós