Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.
Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos
Autor: Sara Cruz | Afiliação: PhD student at University of Minho |
Autor: Jose Alberto Lencastre | Afiliação: Lecturer and researcher at the University of Minho |
Autor: Clara Coutinho | Afiliação: Universidade do Minho |
Keywords: Creative video edition, public displays, threshold concepts, learning
Da reflexão à aprendizagem de conceitos complexos através da edição de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos
Autor: Sara Cruz | Afiliação: PhD student at University of Minho |
Autor: Jose Alberto Lencastre | Afiliação: Lecturer and researcher at the University of Minho |
Autor: Clara Coutinho | Afiliação: Universidade do Minho |
Referencias
Adams, A., Rogers, Y., Coughlan, T., Van-der-Linden, J., Clough, G., Martin, E., & Collins, T. (2013). Teenager needs in technology enhanced learning. Workshop on Methods of Working with Teenagers in Interaction Design, CHI 2013, Paris, France. ACM Press.
Barradell, S., & Kennedy-Jones, M. (2013). Threshold concepts, student learning and curriculum: making connections between theory and practice. Innovations in Education and Teaching International, pp.1-10.
Bettentuit Junior, J. B., Lisbôa, E. S. & Coutinho, C. P. (2013). Percepção dos alunos sobre as potencialidades dos filmes e vídeos digitais na educação: uma experi~encia em dois cursos de licenciatura. Actas da VII Conferencia Internacional de TIC na Educação, Challenges 2013, (pp.873-885). Centro de Competência TIC do IE-UM, Braga: Universidade do Minho.
Bogdan, R., & Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora: Porto.
Bull, P. E. (2013). Cognitive Constructivist Theory of Multimedia: Designing Teacher-Made Interactive Digital. Creative Education, 4(09), pp. 614-619.
Caetano, S. V. N., & Falkembach, G. A. M. (2007). YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na EAD. Renote, 5(1).
Cruz, S., Lencastre, J. A., & Coutinho, C. (2015). Edição criativa de vídeos e sua partilha em ecrãs públicos na escola: um estudo exploratório. In Tomé, Irene (coord.), Proceedings of the X International Symposium EUTIC 2014 The Role of ICT in the Design of Informational and Cognitive Processes (pp. 279-288). Lisbon: CITI – Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas / FCSH / Universidade Nova de Lisboa. ISBN 978-989-95846-2-4
Dias, P. (2001). Comunidades de Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa. Conselho Nacional de Educação (Org.), Actas do Seminário Redes de Aprendizagem, Redes de Conhecimento. Portugal: Conselho Nacional de Educação, 85-94.
El-Mowafy, A. (2014). Using peer assessment of fieldwork to enhance students’ practical training. Assessment & Evaluation in Higher Education,39(2), pp.223-241.
Ferreira, M., & Oliveira, L. (2011). Autobiografia em vídeo: um estudo de caso com alunos do 6.º ano de escolaridade. Livro de Atas da Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga, 2011 (pp. 859-870). Braga: Centro de Competência Nónio Séc. XXI da Universidade do Minho.
Franzoni, A., Ceballos, C., & Rubio, E. (2013, July). Interactive Video enhanced learning-teaching process for digital native students. In Advanced Learning Technologies (ICALT), 2013 IEEE 13th International Conference. pp. 270-271. IEEE.
Greenberg, A. D., Zanetis, J. (2012). The Impact of Broadcast and Streaming Video in Education, Report commissioned by Cisco Systems Inc. to Wainhouse Research, LLC. http://www.cisco.com/web/strategy/docs/education/ciscovideowp.pdf, March 2015.
Heitink, M., Fisser, P., McKenney, S., 2012. Learning Literacy and Content Through Video Activities in Primary Education. In P. Resta (Ed.), Proceedings of Society for Information Technology & Teacher Education International Conference 2012. pp. 1363-1369. Chesapeake, VA: AACE.
Jordan, L. (2012) Video for peer feedback and reflection: embedding mainstream engagement into learning and teaching practice, Research in Learning Technology, vol. 20, 16-25.
Kearney, M., & Schuck, S. (2006). Spotlight on authentic learning: Student developed digital video projects. Australasian Journal of Educational Technology, 22(2).
Khalid, A., Muhammad, K., 2012. The use of YouTube in teaching English literature: the case of Al-Majma’ah Community College, Al-Majma’ah University (case study). International Journal of Linguistics, 4 (4), pp.525-551.
Lencastre, J. A., Coutinho, C., Casal, J., & José, R. (2014). Pedagogical and organizational concerns for the deployment of interactive public displays at schools. In Álvaro Rocha, Ana Maria Correia, Felix B. Tan, & Karl A. Stroetmannet (eds.), New Perspectives in Information Systems an Technologies, Volume 2, Advances in Intelligent Systems and Computing Volume 276. pp.429-438.
Loertscher, J., Green, D., Lewis, J. E., Lin, S., & Minderhout, V. (2014). Identification of Threshold Concepts for Biochemistry. CBE-Life Sciences Education, 13(3), pp. 516-528.
Matzat, U., & Vrieling, E. M. (2015). Self-regulated learning and social media–a ‘natural alliance’? Evidence on students’ self-regulation of learning, social media use, and student–teacher relationship. Learning, Media and Technology, pp. 1-27.
Menezes, C. S., Silva, M. S., & Faleiros, M. H. V. (2012). O Valor do Estímulo Visual no Ensino-Aprendizagem de Crianças. Revista Eletrônica de Letras, 5(1).
Sampaio, P., & Coutinho, C. (2012). Avaliação do TPACK nas atividades de ensino e aprendizagem: um contributo para o estado da arte. Revista EducaOnline, Rio de Janeiro, v. 6, n. 3, pp. 39-55.
Silva, A. D., Faleiros, H. H., Shimizu, W. A. L., Nogueira, L. D. M., Nhãn, L. L., Silva, B. M. F. D., & Otuyama, P. M. (2012). Prevalência de quedas e de fatores associados em idosos segundo etnia. Ciênc. saúde coletiva, 17(8), pp. 2181-2190.
Schön, D. A. (1987).Educating the reflective practitioner. San Francisco: Jossey-Bass. Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57(1), pp.1-22.
Thang, S. M., Mahmud, N., & Tng, C. K. C. A. (2015). Digital Storytelling as an Innovative Approach to Enhance Learning Mandarin as a Second Language.Journal of e-Learning and Knowledge Society, 11(2).
Toci, V., Camizzi, L., Goracci, S., Borgi, R., De Santis, F., Coscia, L., & Pettenati, M. C. (2015). Designing, producing and exemplifying videos to support reflection and metacognition for in-service teachers training. Journal of e-Learning and Knowledge Society, v.11, n.2, pp. 73-89.
Yin, R. (2005). Estudo de Caso. Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman.
Vygotsky, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1998.
Zhao, L., Sun, C., Lv, H., & Sun, Z. (2014). Practice plans of and factors influencing graduating dental students in China. International dental journal, 64(5), pp. 233-240.