Sensos-e Vol: II Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=9301

Relato de experiência: o incentivo das narrativas orais pelo uso de dispositivos móveis em uma escola brasileira

Autor: Lucirene Andrea Catini Lanzi Afiliação: Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil
Autor: Camila Araújo dos Santos Afiliação: Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil
Autor: Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti Afiliação: Docente da Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil
Autor: Rosane Michelli de Castro Afiliação: Docente da Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil

Resumen: O bibliotecário precisa exercer a função educativa de mediador baseada no entendimento dos diferentes ritmos, experiências e trajetórias pessoais, contexto familiar e níveis de conhecimento dos educandos no processo de leitura para a aprendizagem e construção do conhecimento. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo relatar uma experiência de hora do conto com o uso de um dispositivo móvel (tablet) para o incentivo à leitura em uma escola brasileira a partir das teorias de interação social de Vygotsky (1989) e da experiência de aprendizagem mediada de Feuerstein (1980). Para a consecução da pesquisa, utilizamos a pesquisa-ação para analisarmos a experiência da contação de histórias a partir do uso do livro impresso e do tablet. Como resultado, foi possível observar que houve aceitação, por parte dos alunos, no uso do tablet no momento da hora do conto, uma vez que a tecnologia não interferiu no processo da leitura, pois não perdeu as suas características de proximidade e integração. Os alunos mostraram-se mais interessados e motivados para participar da atividade.
Palabras-Chave: Biblioteca Escolar, Mediação, Tecnologias de Informação e Comunicação, Contação de Histórias, Competência em Informação.

Abstract: The encouragement of oral narratives through the use of mobile devices The librarian must exercise the educational role of mediator based on an understanding of the different rhythms, experiences and personal development, family background and knowledge levels of learners in the process of reading for learning and knowledge building. Thus the present study aims to report an experience of storytelling with the use of a mobile device (tablet) to encourage reading in a Brazilian school from Vygotsky’s theories of social interaction (1989) and Feuerstein ‘s experience of mediated learning (1980). To achieve the research, we used action research to analyze the experience of storytelling from the use of the printed book and tablet. As a result, it was possible to notice that there was acceptance by the students of using a tablet at the time of storytelling, whereas the technology did not interfere with the reading process, because it hasn’t lost the characteristics of proximity and integration. Students were more interested and motivated to participate in the activity.
Keywords: School Library, Mediation, Information Technology and Communication, Storytelling, Information Literacy.

Relato de experiência: o incentivo das narrativas orais pelo uso de dispositivos móveis em uma escola brasileira

Autor: Lucirene Andrea Catini Lanzi Afiliação: Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil
Autor: Camila Araújo dos Santos Afiliação: Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil
Autor: Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti Afiliação: Docente da Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil
Autor: Rosane Michelli de Castro Afiliação: Docente da Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Brasil

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Referencias


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