Sensos-e Vol: I Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=8338

“A Revelação” – Uma experiência de Teatro-Fórum no âmbito da educação e intervenção social (Artigo Convidado)

Autor: Ana Bertão Afiliação: ESE IPPorto
Autor: Carla Lima Afiliação: Estudante do Mestrado em Educação e Intervenção Social da ESE-IPP
Autor: Tânia Duarte Afiliação: Estudante do Mestrado em Educação e Intervenção Social da ESE-IPP

Resumen: O Teatro-Fórum é uma modalidade do Teatro do Oprimido, introduzido por Augusto Boal na década de 70 do século passado como uma forma de luta contra a opressão.
No presente artigo, pretende-se refletir acerca da potencialidade do método do Teatro do Oprimido para a libertação do sujeito e para a transformação social e, ainda, apresentar uma experiência de uma peça de Teatro-Fórum, construída e levada a cena por estudantes do Mestrado em Educação e Intervenção Social da Escola Superior de Educação do Porto.
A apresentação da peça no Encontro Científico Sexualidades e Diversidade na Sociedade Contemporânea, realizado em junho de 2014, constituiu uma dupla oportunidade para os sujeitos “espect-atores”: permitiu a reflexão sobre as questões da discriminação sexual e dos comportamentos e ambientes homofóbicos; e abriu espaço para experimentarem novas soluções para os problemas vivenciados pelo oprimido, quando assumiram o seu papel. O debate, bem como o ensaio de novas estratégias para a resolução da situação de opressão constituíram momentos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências importantes no domínio da educação e intervenção social.

Palabras-Chave: Teatro do Oprimido, Teatro-Fórum, homossexualidade, educação, intervenção social

Abstract: The Forum Theatre is a modality of the Theatre of the Oppressed, begun by Augusto Boal in the 70s of the last century as a form of struggle against oppression.
This paper’s purpose is to reflect on the potential of the method of the Theatre of the Oppressed for the subject’s release and for social transformation; and to present an experience of the Forum Theatre’s play, elaborated and taken to stage by the students of the Master’s Course in Social Education and Intervention of the School of Education of the Polytechnic Institute of Porto.
The presentation of the play at the Scientific Meeting – Sexualidades e Diversidade na Sociedade Contemporânea (Sexualities and Diversity in the Contemporary Society), that took place in June, 2014, constituted a double opportunity for the “spect-actor” subjects: allowed a reflection about matters such as sexual discrimination and homophobic behaviours and environments; and made way to try out new solutions for the problems which the oppressed dealt with, when they played their role. The debate, as well as the practice of new strategies to solve the situation of oppression, constituted moments for learning and to develop important competencies in the field of social education and intervention.

Keywords: Theatre of the Oppressed, Forum Theatre, homosexuality, education, social intervention

“A Revelação” – Uma experiência de Teatro-Fórum no âmbito da educação e intervenção social (Artigo Convidado)

Autor: Ana Bertão Afiliação: ESE IPPorto
Autor: Carla Lima Afiliação: Estudante do Mestrado em Educação e Intervenção Social da ESE-IPP
Autor: Tânia Duarte Afiliação: Estudante do Mestrado em Educação e Intervenção Social da ESE-IPP

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.



Referencias


Boal, A. (1984). Técnicas latino-americanas de teatro popular (2ª ed.). São Paulo: Hucitec.

Boal, A. (1996a). Teatro legislativo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Boal, A. (1996b). O arco-íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Boal, A. (2002). Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Boal, A. (2005). Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Boal, A. (2009). A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond.

Canda, C. (2012). Teatro-fórum: Propósitos e procedimentos. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, 18, 119-128. Disponível em http://www.ceart.udesc.br/ppgt/urdimento/2012/12_Teatro-Forum_-_propositos_e_procedimentos.pdf

Carvalho, A., & Baptista, I. (2004). Educação social – Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora.

Dall’Orto, F. (2008). O Teatro do Oprimido na formação da cidadania. Fénix, Revista de História e Estudos Culturais, 5(2), Disponível em http://www.revistafenix.pro.br/PDF15/Artigo_03_ABRIL-MAIO-JUNHO_2008_Felipe_Campo_Dall_Orto.pdf

Freire, P. (1990). Criando métodos de pesquisa alternativa: Aprendendo a fazê-la melhor através da ação. In C. Brandão (Org), Pesquisa participante (8ª ed., pp. 34-41). São Paulo: Brasiliense.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (1999). Professor sim, tia não – Cartas a quem ousa ensinar (13ª ed.). São Paulo: Olho D’Agua.

Freire, P. (2006). Pedagogia do oprimido (43ª ed.). Brasil: Editora Paz e Terra S/A.

Gadotti, M. (2009). Educação integral no Brasil: Inovações em processo. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Disponível em http://www.acervo.paulofreire.org/xmlui/bitstream/handle/7891/3079/FPF_PTPF_12_076.pdf

Goldschmidt, I. (2011). Augusto Boal: Teatro para a transformação. ouvirOUver 7(1), 34-45. Disponível em http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/download/17185/9427

Osmando, J., & Rodrigues, J. (2012). Com dinâmicas de grupo também se aprende. Petrópolis: Editora Vozes.

Nunes, S. (2004). Boal e Bene: Contaminações para um teatro menor. (Dissertação de Doutoramento não publicada). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil. Disponível em http://www4.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/TESESilviaBalestreriNunes.pdf

Paranhos, E. (2009). Nós: Do discentes e espect-atores. (Dissertação de Mestrado não publicada). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em http://www.educacao.ufrj.br/ppge/dissertacoes/dissertacao_edmur_nelson_nogueira_paranhos_junior.pdf

Sanctum, F. (2011). Estética do Oprimido de Augusto Boal. Uma Odisséia pelos Sentidos oprimido (Dissertação de Mestrado não publicada). Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil. Disponível em http://www.uff.br/cienciadaarte/dissertacoes/2011_flavio_santos.pdf

Teixeira, T. (2007). Dimensões sócio educativas do Teatro do Oprimido: Paulo Freire e Augusto Boal (Dissertação de Doutoramento não publicada). Universidad Autonoma de Barcelona, Barcelona, Espanha.