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Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais
Autor: Carla Peixoto | Afiliação: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Autor: Vera Coelho | Afiliação: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Autor: Ana Isabel Pinto | Afiliação: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Autor: Joana Cadima | Afiliação: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Autor: Sílvia Barros | Afiliação: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Autor: Manuela Pessanha | Afiliação: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
No âmbito do projeto de investigação "Transição dos bebés para a creche: comunicação família-creche, qualidade dos contextos e adaptação do bebé", 90 profissionais de educação responderam, entre Setembro de 2013 e Março de 2014, ao Questionário sobre características estruturais - Berçário (ECCE Study Group, 1997, adaptação de Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013) e ao Questionário sobre práticas de transição dos bebés para a creche (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Pese embora alguns constrangimentos à implementação de determinadas práticas, os resultados ilustram a preocupação dos profissionais com a adaptação dos bebés e das suas famílias ao contexto de creche, na medida em que estes relatam a implementação de um conjunto diverso de práticas de transição recomendadas na literatura.Palabras-Chave: Transição, Família, Creche, Bebés, Práticas adequadas ao desenvolvimento.
In the scope of the research project "Infant transition to childcare: parent-caregiver communication, early education quality and infant adjustment", 90 professionals with educational functions in day care classrooms answered, between September 2013 and March 2014, the Structural characteristics questionnaire - Nursery (ECCE Study Group, 1997, adapted by Barros, Pessanha, Pinto, & Cadima, 2013), and the Transition practices to daycare questionnaire (Peixoto, Pinto, & Barros, 2013). Despite some constraints to the implementation of certain practices, results illustrate the professionals’ concern with the infants’ and families’ adaptation as they report the implementation of a diverse set of transition practices recommended in the literature.
Keywords: Transition, Family, Child care, Infants, Developmentally adequate practices.
Transição de bebés do contexto familiar para a creche: práticas e ideias dos profissionais
Autor: Carla Peixoto | Afiliação: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Autor: Vera Coelho | Afiliação: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Autor: Ana Isabel Pinto | Afiliação: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Autor: Joana Cadima | Afiliação: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto |
Autor: Sílvia Barros | Afiliação: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Autor: Manuela Pessanha | Afiliação: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Referencias
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