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Práticas do Docente de Educação Especial: Uma Outra Visão
Autor: Susana Marinho | Afiliação: Universidade Fernando Pessoa |
Autor: Maria Concepción Mirassol | Afiliação: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos |
Discutindo-se as atuações usuais que têm guiado a prática dos docentes de Educação Especial, o objetivo do estudo foi fornecer uma base de reflexão sobre os seus campos de ação, através da realização de “focus groups” com educadores e professores titulares e o órgão de gestão, antes e após o desenvolvimento dum projeto de sensibilização, numa abordagem de investigação qualitativa. Os resultados obtidos pós-intervenção indicam uma mudança das perceções sobre a representação apresentada, em relação ao docente especializado, antes da implementação do projeto, tendo sido valorizadas práticas mais abrangentes de sensibilização e mobilização da comunidade educativa. Palabras-Chave: Inclusão, Educação Especial, práticas educativas
Discussing the usual performances that have guided the practice of Special Education teachers, the goal of the study was to provide a basis for reflection about their action fields, by conducting focus groups with teachers and administrators, before and after the development of an awareness project, in a qualitative research approach. The results obtained after the intervention indicate a change in the perceptions about the representation given, regarding specialized teaching, before the implementation of the project, having been valued practices of broader sensitization and mobilization of the educational community.
Keywords: Inclusion, Special Education, educational practices
Práticas do Docente de Educação Especial: Uma Outra Visão
Autor: Susana Marinho | Afiliação: Universidade Fernando Pessoa |
Autor: Maria Concepción Mirassol | Afiliação: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos |
Referencias
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