Sensos-e Vol: I Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=6548

Práticas do Docente de Educação Especial: Uma Outra Visão

Autor: Susana Marinho Afiliação: Universidade Fernando Pessoa
Autor: Maria Concepción Mirassol Afiliação: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos

Resumen: A existência das escolas que atuam sob a premissa da Inclusão é um passo imprescindível na ajuda da modificação das atitudes discriminatórias e na criação de sociedades cívicas, informadas e inclusivas. Nesta linha, é inegavelmente mais incisivo o comprometimento dos docentes de Educação Especial, já que lhes é inerente um papel primordial na eliminação da exclusão. Por conseguinte, as suas práticas devem ser dirigidas a todos os alunos, futuros atores intervenientes da comunidade, com vista ao enraizamento de competências essenciais para a promoção da inclusão educativa e social de indivíduos com necessidades educativas especiais.
Discutindo-se as atuações usuais que têm guiado a prática dos docentes de Educação Especial, o objetivo do estudo foi fornecer uma base de reflexão sobre os seus campos de ação, através da realização de “focus groups” com educadores e professores titulares e o órgão de gestão, antes e após o desenvolvimento dum projeto de sensibilização, numa abordagem de investigação qualitativa. Os resultados obtidos pós-intervenção indicam uma mudança das perceções sobre a representação apresentada, em relação ao docente especializado, antes da implementação do projeto, tendo sido valorizadas práticas mais abrangentes de sensibilização e mobilização da comunidade educativa.
Palabras-Chave: Inclusão, Educação Especial, práticas educativas

Abstract: The existence of schools that operate under the premise of inclusion is an essential step in helping to change discriminatory attitudes and the creation of civic, informed and inclusive societies. In the same way, the commitment of Special Education teachers is undeniably sharper as it is inherent to them playing a key role in the elimination of exclusion. Therefore, their practices should be directed to all students, future community stakeholders, aimed at rooting essential skills for the promotion of educational and social inclusion of people with special needs.
Discussing the usual performances that have guided the practice of Special Education teachers, the goal of the study was to provide a basis for reflection about their action fields, by conducting focus groups with teachers and administrators, before and after the development of an awareness project, in a qualitative research approach. The results obtained after the intervention indicate a change in the perceptions about the representation given, regarding specialized teaching, before the implementation of the project, having been valued practices of broader sensitization and mobilization of the educational community.
Keywords: Inclusion, Special Education, educational practices

Práticas do Docente de Educação Especial: Uma Outra Visão

Autor: Susana Marinho Afiliação: Universidade Fernando Pessoa
Autor: Maria Concepción Mirassol Afiliação: Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos

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Referencias


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