Sensos-e Vol: III Num: 2  ISSN 2183-1432
URL: http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=13003

UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS ANTIGOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA

Autor: José Jorge Teixeira Afiliação: Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves
Autor: Lígia Teixeira Afiliação: Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
Autor: Armando A. Soares Afiliação: Departamento de Física da UTAD, Vila Real

Resumen: A Escola Secundária Fernão de Magalhães, com 113 anos, possui no laboratório de Física um acervo de instrumentos antigos que estão a ser explorados no ensino não formal. Este trabalho mostra como este material está a ser utilizado para aprender e ensinar Física. No âmbito de um clube de ciências da escola, os alunos elaboraram uma ficha por instrumento onde consta, por exemplo, a descrição/funcionamento e a referência em manuais, faturas e catálogos antigos. Estes instrumentos são, também, utilizados em atividades do dia do laboratório aberto e num projeto destinado à educação pré-escolar e ao 1.º ciclo do ensino básico.
Palabras-Chave: Instrumentos antigos, ensino/aprendizagem da Física, clube de ciências, projeto de Física, ensino não formal.

Abstract: Fernão de Magalhães Secondary School, 113 years old, has got an acquis of ancient instruments which are being exploited in non-formal education. This work shows how these instruments are being used to learn and teach Physics. The students who attend the Physics Club have written a factsheet for each instrument, where we can find, for example, its description/functioning and reference in textbooks, invoices and old catalogues. These instruments are also used in several activities that are developed on an open lab day and in a project which has as target group preschool and primary school students.
Keywords: Ancient instruments, teaching/learning of Physics, science club, Physics project, non-regular teaching.

UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS ANTIGOS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DA FÍSICA

Autor: José Jorge Teixeira Afiliação: Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Chaves
Autor: Lígia Teixeira Afiliação: Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Chaves
Autor: Armando A. Soares Afiliação: Departamento de Física da UTAD, Vila Real

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Português.



Referencias


Felgueiras, M. L. (2005). Materialidade da cultura escolar: a importância da museologia na conservação/comunicação da herança educativa, Pro-posições, 16 (46), 87-102.

Leite, L. (2000). As atividades laboratoriais e a avaliação das aprendizagens dos alunos. In M. Sequeira, L. Dourado, M. T. Vilaça, S. Afonso, e J. M. Baptista (Eds.), Trabalho prático e experimental na educação em Ciência (pp. 91-108). Braga: Universidade do Minho.

Machado, J. M. (2006). Crónicas da Vila Velha de Chaves (3.ª ed.). Chaves: Grupo Cultural Aquae Flaviae.

Malaquias, I. (2004). Instrumentos científicos antigos no ensino e divulgação da física. Disponível em: http://baudafisica.web.ua.pt.

Oliva, J. M., Matos, J. e Acevedo, J.A. (2008). Contribución de las exposiciones científicas escolares al desarrollo profesional docente de los profesores participantes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 7 (1), 178-198. Disponível em: http://saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen7/ART9_Vol7_N1.pdf.

Reis, P. (2006). Ciência e educação: Que relação? Interacções, 2 (3), 160-187. Disponível em http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/314.

Silva, M. (2009). Clubes de Ciências e o Percurso Escolar dos Alunos. Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

Teixeira, J. J., e Soares, A. A. (2015). Clube do ensino experimental das ciências: um espaço de promoção de ciência e tecnologia. In M. Gomes, G. Figueira, C. Portela, P. Abreu e T. Peña (Eds.), Atas da 19.ª Conferencia Nacional de Física e 24.º Encontro Ibérico para o Ensino da Física (pp.183-184). Lisboa: IST Press.

Teixeira, J. J., Soares, A. A. e Caramelo, L. (2015). Clube do ensino experimental das ciências no agrupamento de escolas Fernão de Magalhães. Interacções, 11 (39), 552-563. Disponível em http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8758.